O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO) abriu o Processo Seletivo para o ingresso no Curso Técnico em Floresta. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 21, ao dia primeiro de fevereiro deste ano. Estão sendo oferecidas 50 vagas, sendo 25 alunos para o período da manhã e 25 para o período da tarde. As inscrições somente poderão ser feitas através do site do SENAR, pelo link
https://drive.google.com/file/d/0B4JLcyWLGzGEWk0tdTZnWUFoOU0/view?usp=sharing
Com esse curso, o SENAR pretende oferecer novas oportunidades aos jovens e novos caminhos para aumentar a renda nas propriedades rurais. Um dos diferenciais da formação é o ensino atrelado à prática, com aulas em campo e acesso a equipamentos de precisão, como simuladores virtuais de colheita florestal. O curso começou no município de Araguacema, numa parceria do SENAR com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (Campus Palmas), e a partir de agora será oferecido no Centro de Formação Técnica em Florestas – primeira unidade de ensino do SENAR credenciada no Ministério da Educação (MEC) – instalado em Palmas, na Avenida Teotônio Segurado, ACSO 120, Conjunto 01 (foto).
Os candidatos classificados farão suas matrículas no período de 23 a 25 de fevereiro deste ano, na Secretaria do Centro de Formação Técnica em Florestas. Somente poderão se inscrever os alunos que tenham concluído o ensino médio até a data da matrícula.
A matriz curricular do curso – oferecido na modalidade presencial e com uma carga horária total de 1.565 horas (1.200 horas de aulas e 365 horas de estágio supervisionado) – permitirá uma ampla formação para os alunos. O técnico em florestas formado pelo SENAR poderá atuar como autônomo/prestador de serviços (trabalhando em consultoria ou assessoria de projetos florestais e agroflorestais, produção de mudas nativas e exóticas); na iniciativa privada (atuando em empresas, indústria moveleira e em atividades e projetos relacionados ao setor florestal); no Serviço Público (como concursado e ou contratado, trabalhando em órgãos públicos, das esferas federal, estadual e municipal) e ainda em Organizações não Governamentais (trabalhando em projetos florestais e agroflorestais vinculados ao terceiro setor).
Confira as disciplinas oferecidas
Primeiro semestre:
- Introdução às ciências Florestais
- Matemática aplicada
- Química
- Informática básica
- Português instrumental e Redação Técnica
- Gestão, Legislação e Educação Ambiental
- Ecologia Básica
- Botânica
- Formação e Conservação de Solos
- Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Florestais
Segundo semestre:
- Noções de Topografia e Geoprocessamento
- Mecanização Agrícola e Florestal
- Propagação de Espécies Florestais
- Silvicultura Geral
- Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
- Irrigação e Drenagem
- Dendrometria e Inventário Florestal
- Implantação e Manejo Florestal
- Colheita e Transporte Florestal
- Saúde e Segurança no Trabalho
- Proteção Florestal
Terceiro semestre:
- Propriedades da madeira
- Industrialização da madeira
- Espécies arbóreas potenciais para uso em reflorestamento
- Sistemas Agroflorestais
- Política e Legislação Florestal
- Associativismo e Cooperativismo
- Empreendedorismo, Prestação de Serviços e Elaboração de Projetos Agroflorestais
- Desenvolvimento Rural e Sustentável
- Educação Ambiental
(Atualizada com alteração às 17h13)
Comentários (0)