Na próxima sexta-feira, 23, encerra o curso de formação profissional rural direcionado a capacitação de Tratorista Rural, em Araguatins, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu. A capacitação foi solicitada pelo Sindicato Rural da cidade, entidade presidida por Cláudio Ferreira da Silva.
O curso está sendo realizado com duas turmas, totalizando 30 produtores rurais moradores das localidades de Água Branca, Prata, Novo Sítio e Povoado de Macaúba, no município de Araguatins, região do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins.
Para o instrutor do SENAR, Adalberto Lacerda Almeida, “o Tocantins está em transformação com relação a produção agrícola, passando de um método ultrapassado para um sistema moderno, e os produtores rurais precisam evoluir e acompanhar esse novo cenário tecnológico agrícola”, afirma Lacerda.
Na capacitação, os participantes, além de aprender a conduzir o trator, também aprendem noções sobre todos os componentes do veículo, a importância e função de cada um deles, bem como a maneira adequada de sua manutenção, a exemplo dos tipos e qualificações dos lubrificantes; alimentação de ar e combustível; sistema de transmissão; hidráulico e direção.
O curso tem a carga horária de 40 horas. As aulas práticas acontecem na propriedade rural de Edionor Andrade, 70 anos, produtor de fruticultura, piscicultura e bovinocultura de corte. Para ele, a formação e qualificação de operador de máquinas agrícolas é uma necessidade na região. “Muitas vezes precisamos de tratorista e não encontramos mão de obra qualificada.” O produtor rural afirma que, com a qualificação, poderá ter maior segurança nas obras realizadas em sua propriedade.
Comentários (0)