Variedade de maracujá mais resistente a doenças, com alta produtividade e muita polpa será testada no Tocantins. A iniciativa faz parte da parceria firmada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), que desenvolveu a nova variedade.
O maracujá BRS Rubi do Cerrado, cujo nome é uma referência a sua cor - foi desenvolvido por meio de melhoramento genético, pesa em média 170 gramas e tem mais resistência à presença de fungos e viroses, que são muito comuns nos maracujazeiros.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro Genebaldo Queiroz, no Tocantins já existe amostra da variedade no Projeto de Irrigação São João e, por meio da parceria com a Embrapa, o teste será feito por dois produtores do Estado em uma escala maior. “Firmamos a parceria e dois produtores - um do Projeto de Irrigação São João e outro do município de Miracema - vão fazer a plantação e, por meio das nossas análises, vamos ver o desempenho da produção aqui no Estado”, disse.
Ainda de acordo com Queiroz, além da maior produtividade, a variedade apresenta outras vantagens para os produtores. “Como é mais resistente às doenças, diminui-se a necessidade do uso de defensivos agrícolas, o que representa economia para o produtor e para saúde do consumidor, que vai ter um produto com menor risco de resíduos de defensivos. Estamos bem otimistas e a nossa expectativas é que as plantações para teste sejam feitas o mais rápido possível”, disse.
A variedade, de acordo com o estudo, se plantada com o uso adequado de técnicas de polinização, adubação, poda, irrigação e controle de pragas, tem produtividade que pode chegar a 50 toneladas por hectare, valor três vezes maior do que a produtividade média nacional.
O trabalho de pesquisa, feito por cruzamento artificial, ao longo de 15 anos selecionou plantas silvestres que apresentaram maior produtividade, mais resistência a doenças e com frutos maiores, características que estão presentes no maracujá BRS Rubi do Cerrado.
Comentários (0)