Tocantins vai criar gado retinto: termo de cooperação foi assinado

Serão, no primeiro momento, 2.500 doses de sêmen, que serão distribuídos para o Estado de Alagoas, Tocantins e Mato Grosso.

Uma raça que produz carne de qualidade em grandes quantidades e suporta o clima do Estado. Assim é a retinto que será criada no Tocantins, com a entrega da primeira remessa de sêmen realizada pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, durante o Seminário de Desenvolvimento Sustentável para a Cooperação Tocantins-Espanha, que acontece nesta sexta-feira, 1°, no Palácio Araguaia.

No primeiro momento serão 2.500 doses de sêmen, que serão distribuídos para o Estado de Alagoas, Tocantins e Mato Grosso, e há previsão de entrega de embriões da raça para o Brasil ainda este ano. O gado retinto é uma raça utilizada principalmente para a produção de carne, que para o secretário da Agricultura do Tocantins, Jaime Café, é uma das exigências do mercado atual. “Hoje o pecuarista não pensa só em criar o boi, pensa em fazer a carne. Temos hoje no Tocantins um dos melhores rebanhos do Brasil, mas podemos melhorar com o cruzamento industrial, trazendo raças que tenham um ganho de peso e uma precocidade melhor. Esta raça tem um desenvolvimento diferente que reúne tudo isso”, destacou.

O diretor do Departamento de Propriedade Intelectual do Ministério da Agricultura, Elson Campos Botelho, que representa o Ministro, Mendes Ribeiro Filho, afirmou que o Governo Federal tem trabalhado pela redução da emissão do gás carbônico na atmosfera e por parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável. “Queremos trabalhar de forma profícua, inclusive no desenvolvimento dos embriões”.

O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, destacou os atrativos positivos do Brasil e a relação da Espanha com o Tocantins. “Graças à liderança do Governo deste Estado veremos boas ações acontecerem nesta área, que é o futuro do Brasil, no Norte e na Amazônia Legal”, afirmou.

Para o ministro Miguel Cañete, “A produção de gado no Tocantins tem grande destaque e pode ser utilizada para os dois países. Oferecemos duas cooperações na pecuária com produção e comercialização desses. Desejamos que as cooperações assinadas hoje, funcione nos ramos efetivos”, destacou. (Aldenes Lima / Secom)

 

Comentários (0)