O Tocantins foi escolhido para sediar, no próximo ano, um dos cinco circuitos regionais da Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne (Feicorte). O anúncio será feito na noite desta quarta-feira, 17, durante a abertura da feira, que acontece em São Paulo.
O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, participa do evento. No Estado, o circuito irá ocorrer de 7 a 11 de maio de 2013, durante a realização da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas, e que terá a pecuária como tema.
O circuito Feicorte tem como objetivo difundir conteúdo de referência e levar ao pecuarista as tecnologias disponíveis para a garantia do seu negócio.
A escolha é o reconhecimento pelo crescimento da pecuária no Tocantins. Atualmente, o Estado possui 8.001.999 cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos) e a tendência é de crescimento, tendo em vista o potencial que o Tocantins possui.
De acordo com o secretario Jaime Café, “dos 27 milhões de hectares, oito milhões são explorados, sendo que mais de sete milhões para pecuária extensiva. Aliado a isso, temos outros potenciais, como a sanidade, com o Estado sendo área livre da febre aftosa com vacinação, e a logística, com a Ferrovia Norte-Sul, e o campo aberto para exportação”, argumentou.
Café explicou ainda que a Feicorte trará ao Tocantins o que há de mais moderno para os produtores e irá atrair a visibilidade de novas empresas.
O diretor de desenvolvimento Agropecuário da Seagro, Ricardo Marinho, também comentou a boa notícia.
Segundo ele, a expectativa é que no Estado sejam inseridos pequenos animais ao circuito, como ovinos, caprinos e peixes. “A feira é uma ferramenta de apoio e reconhecimento a tudo que vem sendo feito, aos programas desenvolvidos. Eles detectaram o potencial que está se aflorando aqui, e isso irá contribuir para fortalecer a cadeia da carne no Estado”, enfatizou.
Circuito
Conforme a organização da Feicorte, em 2013 serão cinco etapas regionais, que irão acontecer nos estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará. Em cada etapa serão apresentados aos participantes uma feira de negócios com 30 expositores e dois dias de workshop com 12 palestras e quatro debates para integração dos pecuaristas com os palestrantes convidados.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de sete mil pessoas nas cinco regionais, sendo cinco mil pecuaristas.
Josiane Mendes/Ascom Seagro
Comentários (0)