Uso adequado de plantas medicinais é destaque na Agrotins

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os canteiros de plantas medicinais, receber orientações e ganhar mudas para iniciar a própria horta em casa.

Plantas medicinais: curso na Agrotins
Descrição: Plantas medicinais: curso na Agrotins Crédito: Web

 

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) atendeu principalmente pequenos agricultores durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os canteiros de plantas medicinais, receber orientações e ganhar mudas para iniciar a própria horta em casa.

O estande também apresentou, este ano, o destilador para extração dos óleos essenciais das plantas. Segundo a técnica em fitoterapia do cerrado, Camila Gomes, os óleos essenciais têm uma maior concentração dos princípios ativos das plantas. “Com o destilador podemos extrair o óleo do eucalipto, cidreira, canela, entre outros”, lembra.

O secretário da Setas, Agimiro Costa, acompanhou as atividades do estande na manhã desta quarta-feira, 8, e declarou que o principal objetivo do programa é resgatar a cultura com plantas medicinais. “As famílias tocantinenses tem o costume de usar os remédios caseiros, mas nem sempre sabem fazê-los da maneira adequada. Essa ação visa tanto incentivar quanto aprimorar esse hábito”, destacou.

Visitantes satisfeitos

O visitante João Alves Ribeiro é morador do município de Rio Sono e se encantou com a variedade de plantas disponíveis para o uso como medicamento. “Tinha umas plantas que eu já conhecia, mas outras não tinha nem noção de que eram remédio”, disse o visitante.

A Setas oferece constantemente o curso de Plantas Medicinais e Não Convencionais nos municípios. Em 2012 foram formados 524 multiplicadores Estado. Durante a Agrotins, os visitantes além de conhecer as plantas são estimulados a reunirem turmas em seus municípios, associações ou junto a prefeitura para solicitarem o curso completo.

Curso

No curso, os multiplicadores aprenderam a fabricar remédios caseiros, diferenciar as plantas tóxicas das medicinais, cultivar as mudas no próprio quintal e utilizar plantas não convencionais na alimentação.

Segundo a instrutora Marlene Ribeiro, nas oficinas são trabalhadas apenas as plantas com eficiência comprovada pelo Ministério da Saúde. Outro fator ressaltado pela instrutora são as técnicas na elaboração e conservação dos remédios. “Muitas vezes as pessoas sabem o efeito da planta, mas não sabem a forma de obtê-lo. Esse curso esclarece tudo isso”, explicou Marlene.

As próximas oficinas serão realizadas nos municípios de Aguiarnópolis e Carmolândia de 13 a 18 de maio.

Comentários (0)