Blog da Tum

Uma romaria de políticos no Bonfim e o lançamento de Vicente Jr. ao Senado

Pré-candidatos ao Governo e ao Senado fortalecem alianças durante evento religioso nesta sexta-feira, 15

Crédito: Divulgação

A sexta-feira de feriado religioso estadual, em honra ao Senhor do Bonfim, se transformou em pauta política desde ontem, quinta-feira, 14, com os primeiros romeiros com mandato aproveitando a data para estreitar seus laços com os outros romeiros, eleitores simples, cidadãos do Sudeste tocantinense e de todo estado.

 

Meu Santo é outro, Oxalá, na Bahia sincretizado com o mesmo Senhor do Bonfim, que já visitei em outros tempos para pagar promessa. Mesmo sem gostar muito dessa mistura do profano com o sagrado, sou obrigada a reconhecer que político que se preza não dispensa uma romaria...

 

Ontem quem circulou por lá, na caminhada que separa Natividade do Bonfim, foi a senadora Professora Dorinha, pré-candidata a governadora ano que vem, e também o igualmente pré-candidato, só que ao Senado, Carlos Gaguim.

 

Hoje a romaria tem seu ponto alto – político – no lançamento do nome do deputado federal portuense, Vicente Júnior ao Senado. Ele que vê seu partido se juntando ao União Brasil de Dorinha. Os dois têm o apoio do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que está no Bonfim nesta manhã.

 

Foto: Flávio Cavalera

 

O palanque de Vicente Alves é eclético e recebeu a visita e o prestígio do vice-governador, também pré-candidato ao governo, Laurez Moreira(PDT) nesta sexta-feira, 15, de manhã, além do presidente da Assembleia, Amélio Cayres. Laurez lembrou a importância da família Alves, desde o comandante Vicentão, pai do ex-senador Vicentinho e avô de Júnior.

 

Também relembrou na história política do Estado, o movimento separatista ganhando força no sudeste. Laurez percorre o Tocantins desde fevereiro, fazendo a política interiorana de visitar as pessoas, levar a mensagem, construir o sonho aos poucos.

 

Atualmente está fora da disputa do apoio dos caciques. Embora tendo sido um dos primeiros a apoiar Eduardo Siqueira (quando Wanderlei Barbosa apoiava Janad), não tem a preferência do prefeito da capital. Já o apoio declarado de Wanderlei é para o presidente da Assembléia Legislativa, Amélio Cayres.

 

Embora a eleição do ano que vem esteja distante, as peças desse intenso jogo de xadrez já estão se movimentando. E a romaria do Bonfim hoje e no fim de semana é palco de todos os lances, sob os olhares do povo e dos padres.

Comentários (0)