Estudantes que se inscreveram na primeira chamada do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, do Ministério da Educação (MEC), têm até esta quarta-feira, 9, para interpor recurso contra o resultado preliminar, divulgado na última sexta-feira, 4. A contestação deve seguir as orientações estabelecidas no Edital nº 01/2025 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A iniciativa do Governo Federal oferece bolsas a alunos de cusos de licenciatura e visa incentivar o ingresso de estudantes na carreira docente. A lista de pré-selecionados está disponível no portal da Capes. O resultado definitivo da seleção será divulgado no dia 14 de abril, segunda-feira.
De acordo com o MEC, os estudantes contemplados começarão a receber a bolsa a partir de maio. O benefício é destinado a candidatos que ingressaram em cursos presenciais de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde que tenham alcançado pelo menos 650 pontos no Enem 2024.
Requisitos e manutenção da bolsa
Após a seleção, os estudantes devem atender a requisitos acadêmicos para manter o benefício, como o cumprimento de créditos e desempenho satisfatório ao longo do curso. Já para ter acesso à poupança vinculada ao programa, o beneficiário precisa ingressar como professor em uma rede pública de ensino no prazo de até cinco anos após a conclusão da graduação.
Segunda chamada começa hoje, 7 de abril
Estudantes que atendem aos critérios de elegibilidade — nota mínima de 650 no Enem e matrícula em curso presencial de licenciatura — e ainda não se inscreveram no programa terão uma nova oportunidade. O MEC abre nesta segunda-feira, 7, a segunda chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas. Os interessados devem realizar o cadastro do currículo e a pré-inscrição por meio da Plataforma Freire.
Comentários (0)