Concurso de desenho, redação e vídeo tem inscrições abertas até junho de 2024

O certame é promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade e abrange todos os alunos matriculados regularmente nas escolas públicas e particulares do País

Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

No início do mês de fevereiro, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) inicia as inscrições para o Concurso nacional Abracopel de redação, desenho e vídeo – eletricidade com segurança. O concurso está na 13ª edição, e as inscrições estão abertas até o final do mês de junho de 2024.

 

O certame tem como objetivo incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, de forma a plantar sementes de mudança de cultura para o futuro e tem como público-alvo todos os estudantes matriculados regularmente nas escolas públicas e particulares de todo o território nacional.

 

Há duas categorias para a participação com desenho. A primeira é para crianças com idade entre 6 e 7 anos; e a segunda, para os que têm idade entre 8 e 10 anos. Nessas categorias, o tema é Eletricidade com segurança com o formato desenho com frase. O desenho poderá ser elaborado de forma livre, usando quaisquer técnicas ou materiais (exceto técnicas digitais). O desenho deverá ser acompanhado por uma frase sobre o tema, preferencialmente em letra cursiva e dentro das normas ortográficas atuais.

 

Para os participantes com redação, há também duas categorias: a primeira para estudantes com idade entre 11e 13 anos; e a segunda, para estudantes com idade entre 14 e 15 anos. O tema é Eletricidade com segurança. O formato é a escrita em letra cursiva, utilizando-se caneta de tinta azul e ortografia atual. O título da redação não pode ser o mesmo que o tema. A extensão do texto é de no mínimo 20 linhas e no máximo 60. O estilo do texto é de livre escolha do concorrente, podendo ser discursivo, narrativo ou poesia.

 

As normas para os que forem participar do Vídeo constam que são estudantes de escolas públicas ou particulares com idade entre 16 e 18 anos, e em grupo de até três estudantes. Como nas categorias anteriores o tema é o mesmo “Eletricidade com Segurança”. Os estudantes não podem utilizar o mesmo tema com título do vídeo, tendo então que escolher um título próprio dentro do tema proposto. O estilo poderá ser livre como entrevista, esquete, jornal, discurso, documentário, paródia, repente, etc.

 

A gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação, Maria Francinete Soares Conceição, destaca a importância de todos participarem do certame. “É uma forma de despertar a consciência social dos estudantes, professores e da comunidade a respeito do uso adequado de fontes renováveis de bens naturais para que os recursos sejam usufruídos com segurança nas gerações atuais, garantindo que as gerações futuras possam ter acesso a esses recursos de forma sustentável”, concluiu.

                                                                              

As informações completas podem ser conferidas no regulamento do concurso por meio do link https://shre.ink/rA8C.

Comentários (0)