É 'normal' conclave ainda não ter resultado, diz porta-voz do Vaticano

Primeiras três votações na Capela Sistina não conseguiram eleger Papa. Bento XVI, em Castel Gandolfo, assiste aos os trabalhos, diz a Santa Sé.

 

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou nesta quarta-feira (13) que é "muito normal" que o conclave ainda não tenha conseguido eleger o novo Papa,depois de três votações.

Mais duas votações devem ocorrer na tarde desta quarta-feira na Capela Sistina, no Vaticano, onde os 115 cardeais se reúnem para tentar eleger o sucessor de Bento XVI.

 

Lombardi também disse que o Papa Emérito Bento XVI, que repousa na residência papal de Castel Gandolfo após sua renúncia, está acompanhando pela TV os eventos do conclave e também se dedicando à oração.

Ele assistiu à missa Pro Eligendo Pontifice e também à ida dos cardeais para a Capela Sistina, ocorridos na véspera.

Questionado sobre o estado de saúde dos cardeais, Lombardi afirmou que nenhum deles está doente, mas que alguns precisam de "auxílio".

 

Fumaça
Lombardi também explicou como é feita a "fumaça preta" que anuncia o fato de a eleição ter sido inconclusiva.

Segundo ele, a fumaça que sai pela chaminé da Capela Sistina se consegue com a queima dos votos de papel, mais perclorato de potássio, antraceno e enxofre.

Já a fumaça branca, que indica a eleição do novo pontífice, é obtida com a queima dos votos de papel, mais clorato de potássio, lactose e colofonia, uma espécie de resina.

O conclave usa a estufa tradicional que é utilizada desde o conclave de 1939, que elegeu o Papa Pio XII.

Uma estufa suplementar foi acrescentada, com um mecanismo eletrônico, para aumentar a visibilidade da fumaça.

Comentários (0)