Projeto para alavancar agricultura é discutido entre Kátia e federações do Norte

A ministra se reuniu com representantes de federações de alguns estados da região Norte e negociou um projeto que visa impulsionar a agricultura

Ministra da Agricultura, Kátia Abreu
Descrição: Ministra da Agricultura, Kátia Abreu Crédito: Divulgação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, recebeu nesta semana representantes de federações da Agricultura e Pecuária dos estados do Acre, Roraima, Amazonas e Amapá para discutir um plano de desenvolvimento agrícola para a região.



O Ministério pretende desenhar, em parceria com produtores, pesquisadores e governos estaduais, uma política regional que leve em conta as características da região Norte e valorize produtos locais, como açaí, frutas exóticas e peixes.



Os estados contemplados deverão ser Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão e Tocantins, que já fazem parte de outros projetos regionais traçados pelo Mapa. Kátia Abreu receberá na próxima reunião, marcada para 13 de abril, uma compilação sobre todos os projetos realizados pela Embrapa e pelo Sistema S na região.

 

“Precisamos ter um pacote com tudo isso organizado. Temos muitas ações interessantes, mas que podem estar desconectados. Vamos todos juntos trabalhar para convergi-las”, afirmou a ministra.



Projeto de integração no Matopiba

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deverá desenvolver também um projeto baseado no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)  na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), tema que foi tratado na terça-feira com empresários.

 

Kátia Abreu pretende montar na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA) uma centro de excelência em irrigação. “Tenho muita vontade de fazer um agência tecnológica de agricultura de baixo carbono e irrigação que seja referência no Brasil e no mundo”, disse a ministra.

 

Comentários (0)