Aberta exposição dos Empreendimentos da Economia Solidária no salão da FCP

Durante a abertura da exposição também aconteceu apresentação cultural da banda musical dos alunos da Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

Exposição ocorre na Fundação Cultural de Palmas
Descrição: Exposição ocorre na Fundação Cultural de Palmas Crédito: Divulgação/ Secom Palmas

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 07, a Exposição dos Empreendimentos da Economia Solidária, no salão de Exposição da Fundação Cultural de Palmas (FCP) para mostrar os produtos artesanais do projeto Desenvolve Palmas criados pelo Clube do Artesanato (Criarte), Usina da Moda, Cheiro com Arte e Casa do Artesão de Taquaruçu.

 

A exposição segue até dia 11 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 21 horas, com exibição de agendas decoradas, cestas, artigos para decoração, enfeites em geral, vasos, jogos americanos, sabonetes, biscoitos regionais de coco babaçu e batata doce, dentre outros. Todas as peças estão à venda e também é possível fazer encomendas no local. 

 

Durante a abertura da exposição também aconteceu apresentação cultural da banda musical dos alunos da Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

 

Desenvolve Palmas 

 

Para a artesã Rose de Souza Moura o projeto é muito importante porque auxilia desde a criação das associações, além de seguir com cursos de capacitação e treinamento, bem como organizando as feiras e exposições. “Somos mulheres que hoje sustentamos nossas casas com o dinheiro que vem do artesanato”, disse.

Já Keilis Cristina Barbosa Pimentel, que trabalha com artesanato há oito anos, ressaltou que a parceria formada com o Município contribui para que muitas pessoas possam trabalhar com várias matérias primas diferentes, com sustentabilidade, e resgatando a história de todo Estado.

 

O Desenvolve Palmas é um projeto do Governo Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Economia Solidária executado em Palmas pela Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), com o objetivo de implementar as ações integradas de economia solidária para a geração de trabalho e renda local.

 

Segundo o secretário da Sedem, Kariello Coelho, esse projeto visa desenvolver ações de capacitação, organização documental, divulgação e comercialização. A meta do projeto é assessorar aproximadamente 25 empreendimentos, nas modalidades associações e cooperativas na Capital e, assim, criar cerca de 50 postos de trabalho diretos e mais de 200 indiretos.

 

Coelho esclarece que podem se cadastrar no Desenvolve Palmas empreendimentos como cooperativas de recicláveis, artesãos, horticultores, piscicultores, dentre outros. Os técnicos do programa ofertam assessoria multidisciplinar sobre legislação e regulamentação, capacitação, aperfeiçoamento de produtos e comercialização.

 

Para mais informações o interessado deve ligar (63) 2111-0224.

Comentários (0)