Ação que oferece exames gratuitos de mamografia segue neste domingo, 13, em Palmas

Uma unidade móvel está estacionada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, localizada no Jardim Taquari, até às 16 horas, oferecendo o exame de mamografia e outros procedimentos

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Continua neste final de semana, a ação ‘Mulheres Amigas Temporada Amazônia’, que oferece exames gratuitos de mamografia às mulheres a partir de 40 anos em situação de vulnerabilidade. De acordo com a organização,  o objetivo dos atendimentos é detectar precocemente o câncer de mama, o tipo mais letal entre as mulheres. 

 

Uma unidade móvel está estacionada neste domingo, 13, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, localizada no Jardim Taquari, das 07 às 16 horas, até o próximo dia 17, oferecendo o exame de mamografia e outros procedimentos complementares. As interessadas em fazer o exame deverão realizar cadastro prévio no site da Oscip. Acesse aqui. A expectativa é que 65 mamografias sejam realizadas por dia. 

 

Além da mamografia, as pacientes podem ainda passar por um ultrassom, serem encaminhadas para uma consulta com um mastologista e até mesmo fazerem uma biópsia, caso o resultado do exame indique que isso é necessário. Após o diagnóstico fechado, as pacientes serão reguladas e acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS) para dar seguimento ao tratamento da enfermidade com atendimento especializado. 

 

A iniciativa é da farmacêutica global Daiichi Sankyo, realizada pela Organização da Sociedade Civil (Oscip) Américas Amigas e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins.

 

Américas Amigas 

 

A Oscip Américas Amigas atua na promoção dos direitos humanos, buscando a redução da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. A organização tem como objetivo disponibilizar acesso à detecção, diagnóstico de câncer de mama, treinar profissionais e promover o acesso à saúde de pacientes em situação de vulnerabilidade na região amazônica, incluindo mulheres de comunidades ribeirinhas. Para saber mais sobre a organização, acesse aqui.

Comentários (0)