Adolescentes denunciam à DPE agressão no Case; Seds diz que foi apenas contenção

Durante vistoria feita pelos membros do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Defensoria Pública no Case em Palmas, adolescentes dizem que foram agredidos por agentes

Defensoria faz vistoria no Case em Palmas
Descrição: Defensoria faz vistoria no Case em Palmas Crédito: Ascom/DPE

Durante vistoria realizada por membros do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Defensoria Pública do Tocantins, na Unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case de Palmas, alguns adolescentes denunciaram que foram vítimas de violência durante revista de agentes que buscavam apurar informações sobre a fuga de três adolescentes da Unidade, ocorrida na madrugada de sábado, 12.

 

Quanto à fuga, a direção da Unidade disse que os adolescentes estavam alojados no Bloco B, onde serraram as grades de ferro, saíram do alojamento, e pularam o muro. No sábado pela manhã, a Polícia Militar esteve no local e realizou apenas uma ronda externa, mas não entrou na Unidade. Até a tarde desta quarta-feira, 16, dos três socioeducandos que fugiram, um já retornou à Unidade.

 

Ainda de acordo com a direção da Unidade, foram feitas revistas nos alojamentos no sábado, após a fuga.

 

O defensor público, Elson Stecca, explicou que diante dos relatos de violência e agressão feitos pelos adolescentes, foram enviados ofícios ao Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas e ao Ministério Público informando a situação; e ainda requisitado à direção do Case, em caráter de urgência, exame de corpo de delito dos adolescentes agredidos, assim como encaminhamento deles à Delegacia da Infância e Juventude.

 

A vistoria contou com o suporte dos analistas jurídicos da DPE-TO Gardene Ferro e Renato Augusto, e foi acompanhada por representantes do Cedeca Glória e Ivone também acompanharam a vistoria.

 

Seds diz que não houve violência, apenas contenção dos adolescentes

 

Confira a nota na íntegra

 

A Secretaria de Defesa e Proteção Social informa que, durante revista nos três blocos de alojamentos do Case, no sábado, dia 12 de setembro, não ocorreu violência mas apenas contenção de dois adolescentes, entre os 42 internos, que recusaram-se a aceitar a ação em busca de serras e drogas, e passaram a agredir e ameaçar os socioeducadores.

 

Informamos que este procedimento de revista é necessário porque alguns familiares introduzem as ferramentas (serras) e drogas na Unidade. A Secretaria está com processo licitatório para iniciar procedimento de adequação e ampliação das instalações da Unidade, a fim de oferecer maior conforto aos socioeducandos, bem como implementar mais cursos profissionalizantes.

Comentários (0)