Agendamento para castração gratuita de cães e gatos em Palmas é adiado

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas adiou o agendamento, que ocorreria nesta segunda, para esta terça-feira, 6

Crédito: Raiza Milhomem

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), informa que o agendamento para castrações de cães e gatos previsto para ser iniciado nesta segunda-feira, 5, foi adiado para esta terça-feira, 6, a partir das 8h. As solicitações podem ser realizadas no Sistema do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde (Caievs) através deste link.

 

Conforme a Semus, o motivo do adiamento se deu por uma falha no sistema on-line de dados de agendamento. A reparação foi acionada e o sistema já está operante. Contudo, para não haver prejuízo nos horários, o agendamento foi adiado para amanhã.

 

A UVCZ reforça que dúvidas sobre a realização do agendamento ou relacionadas a castração o usuário podem ser esclarecidas através do telefone (63) 3212-7916.

 

A castração tem como objetivo conter o crescimento populacional de cães e gatos, além da proliferação de zoonoses.

 

O agendamento é pessoal e intransferível e deve ser realizado pelo tutor do animal, sendo necessária a verificação de documentos de identificação pessoal com foto na data da cirurgia. Também é necessário levar cópia do comprovante de agendamento. É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas a cada 12 meses, sendo possível inserir um animal de cada sexo por período de agendamento por pessoa.

 

A UVCZ explica que o procedimento cirúrgico é indicado para cães e gatos, a partir dos 6 meses de vida, que estejam em boas condições de saúde. Além disso, na data da cirurgia as fêmeas não podem estar no cio, prenhe ou amamentando.

Comentários (0)