A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Especial de Politicas Públicas para Mulheres, Direitos Humanos e Equidade (Semudhe), concedeu na tarde desta quarta-feira, 22, em solenidade, o certificado de conclusão do curso de produção de artesanato com reaproveitamento de caixas de leite e suco, a oito alunos, primeira turma.
O curso, que alia empreendedorismo a sustentabilidade, é regido pelas diretrizes da Política Nacional do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres e Economia Solidária: inclusão social; acesso ao trabalho e à renda sob a égide dos direitos humanos; incremento da autonomia e da emancipação do usuário.
O projeto integra a Rede Mulher Projeto Transformar e tem duração de 200h/a, os artesanatos, vasos ornamentais, estão expostos na Semudhe. O próximo curso a ser ministrado é o de confecção de bolsas, com o reaproveitamento da mesma matéria prima. A titular da Semudhe, Alexandra Sena, compartilhou a alegria da formação da primeira turma e convidou os formandos a participarem dos demais temas abordados nos cursos vindouros.
Segundo o prefeito de Colinas, José Santana Neto, o curso também é uma ação complementar e terapêutica. “O objetivo é ampliar o quantitativo de pessoas que estão sendo envolvidas na atividade de artesanato, descobrindo novos artistas nas pessoas que estão passando por dificuldades, para que aprendendo uma profissão possam enfrentar a vida com a cabeça erguida”.
Compuseram também a mesa solene, a primeira dama e coordenadora da Semudhe Agneuda Santana, a deputada Amália Santana e a instrutora do curso Valdirene Matias da Costa.
Comentários (0)