Amastha defende municípios mais fortes em lançamento de encontro com 40 prefeitos

Prefeito de Palmas realizou o lançamento Regional Preparatório para divulgar o IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentáveis (EMDS), na tarde desta segunda-feira, 3

Amastha no lançamento Regional Preparatório
Descrição: Amastha no lançamento Regional Preparatório Crédito: Foto: Junior Suzuki

“Quando tivermos municípios mais fortes, nós vamos construir, sem qualquer sombra de dúvida, um Brasil muito melhor”, declarou Amastha no lançamento Regional Preparatório para divulgar o IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentáveis (EMDS), na tarde desta segunda-feira, 3, na presença de 40 prefeitos do Estado do Tocantins e do auditório lotado do Theatro Fernanda Montenegro.

 

Amastha destacou pontos importantes da sua gestão que coloca Palmas como cidade sustentável, frisou também ainda sobre a importância do fortalecimento do discurso do novo pacto federativo bem como o fortalecimento dos municípios. “Para tudo temos um plano B, menos para o nosso planeta. O turismo, atividade que gera muita riqueza para cidade provem da beleza do nosso lago e de mantê-lo limpo como fonte de vida e, a universalização da coleta e tratamento das redes de esgoto em Palmas, puderam garantir essa limpeza”, ressaltou.

 

O prefeito lembrou ainda que o município tem investido em energias renováveis para que elas se tornem também um meio de enriquecimento. “Existem inúmeras variáveis para usarmos a natureza, preservando, e sem deixar de lado o enriquecimento da sociedade”, afirmou.

 

No evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com o apoio da Prefeitura de Palmas e do Sebrae, o presidente da FNP e ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda destacou a importância da participação dos prefeitos na construção de cidades sustentáveis, e citou alguns dos mais de 80 painéis que serão debatidos no EMDS em Brasília, do dia 24 a 28 de abril de 2017.

 

Na relação constam painéis sobre os pequenos negócios na retomada do desenvolvimento local, garantia da qualidade de acesso universal à saúde, eficiência energética, cidadania e participação social, segurança hídrica e saneamento.

 

O presidente da FNP explicou que o desenvolvimento sustentável das cidades vai muito além das questões ambientais. “Ele passa por indicadores sociais de qualidade, infraestrutura, renda, lazer, cultura entre outros. O objetivo é mostrar aos prefeitos, principalmente aos novos prefeitos e também aos reeleitos, o que há de novo na reinvenção do financiamento e da governança das cidades”.

 

Lacerda esclareceu ainda que “se trata de um encontro de troca e difusão de informações, de um debate sobre o que fazer na administração municipal para atender à população que sempre quer mais e melhores serviços, neste momento em que a crise econômica afeta duramente a arrecadação das prefeituras”.

 

IV EMDS

A quarta edição do EMDS será realizada de 24 a 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília-DF. A expectativa é receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. A edição de 2015 teve 9.458 participantes de 1.507 municípios brasileiros.

 

Para promover o debate e reflexão sobre os desafios municipais, a programação conta com 22 Salas Temáticas, Arenas de Diálogos, Fóruns TED-alike, Pontos de Encontro e Praças de Boas Práticas. A programação já pode ser conferida no site do EMDS, no endereço www.emds.fnp.org.br, ou pelo aplicativo do evento (EMDSapp), que está disponível nas lojas virtuais para IOS e Android.

 

O IV EMDS é uma realização da FNP, em parceria com o Sebrae, e conta com o apoio de mais de 100 instituições nacionais e internacionais.

Comentários (0)