Áreas em Taquaruçu Grande são preparadas para receber 10 mil mudas de árvores

As mudas nativas do bioma cerrado foram divididas em espécies de áreas florestais, mais próximas de beira de rio e áreas de Cerrado

Área degradada que vai receber mudas
Descrição: Área degradada que vai receber mudas Crédito: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Iniciou nesta quinta feira, 9, a preparação das três propriedades localizadas em Taquaruçu Grande, m Palmas, que vão receber na próxima segunda, 13, o plantio de 10.000 mudas de árvores nativas do Estado. O projeto de restauração florestal é fruto da parceria firmada entre o governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a ONG norte americana 8 Billion Trees.

 

As mudas nativas do bioma cerrado foram divididas em espécies de áreas florestais, mais próximas de beira de rio e áreas de Cerrado. Dentre as espécies que serão plantadas estão todas as variedades de ipês, as frutíferas como o baru e jenipapo e também as ornamentais como os angicos e aroeiras.

 

A coordenadora da K3 consultoria ambiental, Eliana Pareja, está a frente do projeto e destaca que “o objetivo principal desse plantio é iniciar a restauração de áreas degradadas”. Ainda segundo a coordenadora “o foco do Estado é identificar as áreas que estão alteradas e viabilizar a recuperação dessa vegetação. A ideia é que essa parceria seja o início dos processos de restaurações florestais no Tocantins”.

 

ONG

 

A ONG 8 Billion Trees foi fundada em 10 de novembro de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers que investiram seu próprio dinheiro para começar a transformar em realidade o sonho de plantar 8 bilhões de árvores pelo mundo. A ONG já plantou mais de 199.267 árvores recuperando diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar, Indonésia, República Democrática do Congo e Tanzânia.

 

O controle do plantio é feito através de parcerias com ONG’s locais que produzem relatórios mensais com fotos e vídeos que mostram a evolução e crescimento das árvores plantadas. (Com informações da 8 Billion Trees)

 

Comentários (0)