Bairros de Araguaína recebem obras de pavimentação asfáltica e drenagem

A implantação do sistema de drenagem na região já ultrapassa os 80% executados, o que deve sanar um dos maiores problemas de algumas ruas, que sofrem com erosões provocadas pelas enxurradas

Pavimentação asfáltica nos bairros de Araguaína
Descrição: Pavimentação asfáltica nos bairros de Araguaína Crédito: Marcos Filho

A Prefeitura de Araguaína continua nos trabalhos de recuperação e reconstrução de vias de diversos setores da cidade. As frentes de serviço atuam nas regiões norte (Vila Couto, Vila Norte e Bela Vista), Oeste (Setor Oeste, São Miguel, Martim Jorge, Jardim das Palmeiras do Norte, Esplanada e parte dos setores JK e Aeroviário) e Sul (Jardim Paulista).

 

Na região Oeste, já foram executados cerca de 50% do projeto. Um total de 43 ruas já receberam pavimentação nova, 11 ruas passaram por reconstrução, 13 receberam recapeamento em asfalto usinado (CBUQ). Além disso, nas ruas já pavimentadas, cerca de 9 mil metros quadrados de calçadas dentro das normas de acessibilidade foram implantadas.

 

A implantação do sistema de drenagem na região já ultrapassa os 80% executados, o que deve sanar um dos maiores problemas de algumas ruas, que sofrem com erosões provocadas pelas enxurradas.

 

“Mesmo com alguns contratempos, como as chuvas dos últimos dias, incomuns nessa época do ano, os trabalhos estão sendo executados dentro do cronograma, sem qualquer atraso”, comentou o engenheiro civil Renan Ribeiro Modesto, fiscal da obra.

 

Na região norte, vias principais como a Rua 15 e Rua 4, na Vila Couto, já foram concluídas e os trabalhos na Avenida Contorno e ruas próximas seguem a todo vapor. Além da pavimentação, o trabalho compreende a desobstrução de calçadas, deixando todo o setor nas condições ideais de trafegabilidade para veículos, pedestres e cadeirantes.

 

Para a comerciante e moradora da Vila Couto Arlene Guimarães, o asfalto novo melhorou o movimento em sua panificadora. "Melhorou até o movimento no comércio, porque antes, quando chovia, os clientes não podiam ficar sentados na calçada, que os carros passavam e jogavam lama”, apontou.

 

Já a dona de casa Arlene Guimarães, também moradora da Vila Couto há 30 anos, as melhorias beneficiaram diretamente a acessibilidade no bairro. "Agora meu esposo (que é cadeirante) vai poder sair pelas ruas, do jeito que estava, cheio de buracos, ele tinha muitas dificuldades de locomoção", contou.

 

Mais frentes

Os trabalhos de duplicação da Avenida dos Administradores, no Jardim Paulista, e que beneficiarão pelo menos dez bairros da região sul da cidade, ligando-os ao Centro, também seguem na fase de topografia e limpeza da área. Concluída essa fase, inicia-se a implantação de drenagem profunda para posterior terraplanagem e, finalmente, execução da pavimentação.

 

Outros 11 setores também estão sendo beneficiados por meio do Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado. No Setor Itaipu as obras já foram concluídas, agora os serviços estão sendo executados no Maracanã. Na sequência, serão atendidos outros nove bairros, são eles: Araguaína Sul 2, São João, Tereza Hilário, Raizal, Tocantins, Santa Terezinha, Morada do Sol, Ana Maria e algumas ruas do Patrocínio.

 

Araguaína conta hoje com o maior programa habitacional de pavimentação urbana do Tocantins. Desde 2013, já foram recuperados mais de 250 quilômetros de vias em vários setores da cidade, o que representa mais da metade de toda a pavimentação da cidade, que é de 400 quilômetros.

Comentários (0)