Banhista registra lixo em orla de Luzimangues; Prefeitura diz que 'limpeza é semanal'

Área indicada por banhista que registrou o lixo no local é propriedade privada; Prefeitura alega ter responsabilidade apenas nos primeiros 600 metros da orla de Luzimangues

Lixo fotografado em orla de Luzimangues está em área particular, diz Prefeitura
Descrição: Lixo fotografado em orla de Luzimangues está em área particular, diz Prefeitura Crédito: Divulgação

A redação do T1 Notícias recebeu, na manhã desta quarta-feira, 3, várias imagens denunciando a situação de descarte de lixo na orla de Luzimangues, próximo à Praia mantida pela Prefeitura de Porto Nacional.

 

Entre as imagens é possível identificar garrafas PET e de vidro, sacolas com lixos inorgânicos, plástico, latas de alumínio, restos do que parece ter sido um churrasco, caixa de leite longa vida, talheres e embalagens diversas de plástico, copos descartáveis e até entulho de limpeza de lote.

 

O lixo produzido na orla por cidadãos que frequentam o local já invade algumas áreas de banho e foi fotografado, inclusive, dentro da água. Além da poluição visual, o dejeto atrai animais peçonhentos e, na água, pode trazer ainda as piranhas, responsáveis por vários ataques em banhos na Capital.

 

A Secretaria da Infraestrutura do município de Porto Nacional informou ser responsável pela limpeza “apenas dos primeiros 600 metros de praia da orla” e que o “restante da orla são lotes e chácaras particulares”. Conforme o banhista que replicou as imagens ao T1, a área com lixo faz parte de propriedade privada.

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Porto informou ainda que a limpeza da praia de Luzimangues, durante a temporada, acontece diariamente, mas como ela não é fixa, a limpeza reduz para uma vez na semana fora da temporada, “ou sempre que haja necessidade”.

 

“Solicitando aos banhistas fora de temporada que recolham o lixo que eles produzirem, a Secretaria da Infraestrutura informa que amanhã, uma equipe de limpeza vai a praia fazer a coleta do lixo alegado na reportagem”, finalizou.

Comentários (0)