Boletim de balneabilidade aponta que praias de Palmas estão próprias para banho

Segundo informações da prefeitura, a praia dos Buritis não foi incluída na avaliação, uma vez que está passando por revitalização e não está aberta ao público

Praias de Palmas são avaliadas
Descrição: Praias de Palmas são avaliadas Crédito: Secom Palmas

Segundo dados do boletim de balneabilidade emitido no início desta semana, pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, as quatro praias oficiais de Palmas – Arnos, Graciosa, Prata e Caju – foram classificadas como próprias para banho. A avaliação da qualidade da água foi realizada no período de 30 de junho a 08 de julho.

 

Segundo informações da prefeitura, a praia dos Buritis não foi incluída na avaliação, uma vez que está passando por revitalização e não está aberta ao público. “As campanhas de balneabilidade no local não estão sendo realizadas e dependerão da abertura oficial para uso”, esclareceu o diretor de Controle Ambiental da FMA, Suarton Fernandes de Souza.

 

A FMA intensifica o monitoramento no período de férias e ainda realiza trabalhos de educação ambiental nas praias, esclarecendo aos frequentadores e comerciantes sobre as práticas corretas de utilização das áreas, com o intuito de evitar a contaminação das águas e danos ao meio ambiente.

 

O Programa de Balneabilidade visa atender à Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado com a água (banho, recreação, mergulho, esqui-aquático, entre outros).

 

O parâmetro analisado para a balneabilidade das praias é o número mais provável (NMP) de Escherichia coli por 100 ml. Conforme a resolução do Conama, a condição de balneabilidade será definida como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros e, imprópria quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde dos banhistas. 

 

As amostras são coletadas pelos técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente e enviadas ao Laboratório de Microbiologia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins, onde as análises são realizadas.

 

Comentários (0)