Boletim de balneabilidade aponta que todas as praias estão próprias para o lazer

Própria é quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros

Praias podem ser utilizadas para banho
Descrição: Praias podem ser utilizadas para banho Crédito: Foto: Secom/Palmas

Todas as praias de Palmas apresentam condições próprias para recreação e banho,segundo Boletim de Balneabilidade referente ao mês de outubro. As amostras foram coletadas entre os dias 13 e 19 deste mês. A única praia não avaliada é a dos Buritis, que passa por obras.

 

A Fundação Municipal de Meio Ambiente realiza a verificação regularmente, conforme o previsto na Resolução Conama nº 274/2000, que diz que as águas doces destinadas à balneabilidade terão sua condição avaliada nas categorias: própria e imprópria.

 

Própria é quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros; imprópria é quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista.

 

Cuidados

Em casos que sejam verificadas incidência elevada ou anormal, na região, de enfermidades transmissíveis por vias hídricas, indicadas pelas autoridades sanitárias; presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde; floração de algas ou outros organismos, até que comprove que não oferecem risco à saúde; nas semanas que forem classificadas como impróprias o uso para recreação deve ser evitado.

 

Interdição

Os trechos das praias e dos balneários serão interditados se o órgão de controle ambiental constatar que a má qualidade das águas de recreação de contato primário justifica a medida.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)