Centro de Saúde em Palmas amplia atendimento e oferece exames de ultrassom

O Centro de Saúde da Comunidade foi inaugurado no Setor Sul, em Palmas.

Centro de Saúde amplia atendimento e exames para moradores da região sul
Descrição: Centro de Saúde amplia atendimento e exames para moradores da região sul Crédito: Secom Palmas

Os moradores da região Sul de Palmas agora terão mais facilidade de acesso a exames de ultrassom pela rede pública de saúde. Isto porque a nova sede do Centro de Saúde da Comunidade (CSC) José Hermes Damaso inaugurada no Setor Sul na manhã desta segunda, 8, conta com três aparelhos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde pelo valor total de quase R$ 500 mil. Com o investimento, o secretário Nésio Fernandes espera zerar em breve a fila de espera para exames dessa natureza.

 

“Nós transformamos os centros tradicionais que eram somente com equipes de saúde da família e incorporamos alguns outros serviços para acesso na região. Essa unidade vai contar com três aparelhos de ultrassom que vão ser permanentes para atender a região Sul de Palmas. Com isso vamos desterceirizar, ou seja, até eliminar a fila de espera a gente tem a terceirização. Eliminou a fila de espera, acaba a terceirização”, ressaltou Fernandes, lembrando que os exames serão feitos mediante solicitação médica.

 

O prefeito Carlos Amastha lembrou que esse é o 20º estabelecimento de saúde entregue em suas gestões e que agora nenhum dos centros de saúde da comunidade funcionam mais em imóveis alugados. “Acabou aquela história de postinho de saúde, de casinhas alugadas, agora temos centros de saúde com estrutura de primeira e o serviço de excelência prestado pelos servidores da saúde que têm respeito e cuidado com o cidadão”, destacou.

 

O CSC recebe o nome do ex-vereador José Hermes Damaso, falecido em 2015, com suspeita de infarto. “Ele era muito dedicado às causas sociais e de saúde e essa unidade era um anseio antigo de nós moradores que agora poderemos usufruir de um espaço maior e melhor”, ressaltou a viúva Rosilene Alves Damaso que também é moradora do Setor Sul.

Estrutura e atendimento

 

Quem não perdeu tempo e logo cedo buscou atendimento na unidade, foi a representante comercial Liliene Lemos da Silva, mãe do pequeno Carlos Alexandre, de três dias apenas. Ela é moradora antiga da região, fez o pré-natal do bebê e também do seu primeiro filho Paulo Roberto, já com 8 anos, na unidade antiga. “O atendimento sempre foi excelente, mas a estrutura não era boa, era uma casa adaptada, muito apertadinha. O nosso setor precisava de uma unidade melhor”, disse Liliene, que recebeu orientações do médico da unidade, Rodrigo David Silva. “Com a unidade nova podemos atender o usuário num ambiente melhor, adequado, climatizado, antes os pacientes esperavam no sol quente o que trazia muitos incômodos”, complementou o médico.

 

O CSC José Hermes Damaso terá capacidade para comportar quatro equipes de saúde da família, além de outras especialidades médicas profissionais para atender cerca de 16 mil usuários do SUS que moram no Setor Sul e nas localidades vizinhas.

 

Neste primeiro momento, duas equipes de saúde da família e do Núcleo de Apoio à Saúde Familiar (NASF) irão atender a população. São médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, pediatra e ginecologista e agentes de saúde. O CSC ainda oferecerá, temporariamente, consultas de cardiologia e neurologia e exames de eletroencefalograma, uma vez que o Complexo de Atenção à Saúde (CAS) de Taquaralto está fechado para reforma. 

 

A estrutura conta com 12 consultórios equipados, sala de vacina, sala de procedimentos, auditório, sala de esterilização, escovaria e salas administrativas. O CSC realizará exames de ultrassom, pré-natal e preventivo, puericultura, assistência a mães e crianças desde a gestação até a puberdade, curativos, vacinação, nebulização e distribuição de medicamentos, preservativos e contraceptivos.

Comentários (0)