Cerca de 100 jovens do Santa Bárbara participam de bate-papo sobre drogas

Com o tema Educar para prevenir, o evento contou com a participação da Polícia Militar, através de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Aproximadamente 100 jovens do ensino médio participaram
Descrição: Aproximadamente 100 jovens do ensino médio participaram Crédito: Divulgação

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Santa Bárbara, em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), realizou na manhã desta sexta-feira, 30, palestra em alusão à 16ª Semana Estadual sobre Drogas, realizada pelo Conselho Estadual Sobre Drogas (Conesd-TO), para aproximadamente 100 jovens do ensino médio da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no Aureny I, Sul de Palmas.

 

Com o tema  Educar para prevenir, o evento  contou com a participação da Polícia Militar, através de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um patrulheiro escolar e psicóloga do Cras Brenda Alves Gomes.

 

A psicóloga do Cras falou sobre os efeitos das drogas psicotrópicas e suas consequências. A exibição de um vídeo baseado em fatos reais com a história de um jovem que morreu de overdose após conhecer as drogas ilícitas no ambiente escolar também contextualizou o assunto. De acordo com a psicóloga Brena Alves Gomes, o uso das drogas pode causar um efeito devastador na vida dos jovens e da família.

 

“O uso das drogas em um primeiro momento tem efeitos positivos, como sensação de bem estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo são devastadores, especialmente, quando utilizadas por muito tempo”, disse ela, acrescentando que as principais consequências a longo prazo são a destruição de neurônios,  o desenvolvimento de doenças - como psicoses, depressão, esquizofrenia, lesões no fígado -, o desenvolvimento de doenças contagiosas, como hepatite e a Aids, o isolamento da família e morte precoce.

 

Bate-papo

 

A instrutora do Proerd soldado Mahiana Maciel falou sobre os tipos de drogas e exemplos de abordagens a jovens usuários, como também elencou as ações preventivas que auxiliam na aproximação dos jovens com a comunidade escolar, juntamente como o sargento Charles Rodrigues, que proferiu palestra sobre o bullying no ambiente escolar.

 

O comandante do 6º BPM de Palmas, major João Leyde de Souza Nascimento, frisou que a Policia Militar acredita em uma filosofia que prima pela proximidade com a comunidade escolar e que o bate-papo com os jovens foi bastante produtivo. “Tivemos uma excelente receptividade dos alunos e da gestão escolar”, disse.

 

Para o vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas e gerente de Prevenção contra as Drogas da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), José Américo Rosa Junior, ações que primam pela prevenção, com atividades educativas e o diálogo com a comunidade vêm reforçar o compromisso de se fomentar os municípios mais atividades antidrogas”, disse.

 

Iniciada no dia 23 de novembro, a programação da 16ª Semana Estadual Sobre Drogas tem realizado atividades preventivas e educativas relacionadas ao álcool e outras drogas em 14 municípios do Estado.

Comentários (0)