Chuva causa estragos na Capital; tempestade arranca árvores e derruba estátuas

Na região Norte várias árvores foram arrancadas pela ação da tempestade em praças, calçadas e áreas verdes. Na quadra 307 Norte, algumas árvores foram derrubadas nas vias do setor

Estátuas de hotel foram derrubadas
Descrição: Estátuas de hotel foram derrubadas Crédito: Foto: Diogo Sousa

Apesar de muito esperada pelos palmenses que vinham enfrentando altas temperaturas, variando entre 40ºC e 42ºC, nas duas últimas semanas, a chuva que começou por volta da 1h na madrugada desta sexta-feira, 23, na Capital, causou vários estragos em diferentes partes da cidade.

 

Na região Norte várias árvores foram arrancadas pela ação da tempestade em praças, calçadas e áreas verdes. Na quadra 307 Norte, algumas árvores foram derrubadas nas vias do setor. Moradores divulgaram, através de fotos nas redes sociais, imagens dos estragos, e de algumas casas que tiveram parte dos telhados destruídos. Um supermercado também teve parte do telado atingido e outros prejuízos na estrutura.

 

No centro da Capital, uma estátua localizada na frente de um hotel foi derrubada pela força dos ventos. Segundo informações do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Unitins, as chuvas serão mais frequentes de agora em diante. A Defesa Civil informa também que a principal preocupação com a chegada das chuvas e a incidência de tempestades, é a emissão de descargas elétricas.

 

Segundo a Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A, mais de 600 clientes entraram em contato com a distribuidora para pedir religação nesta sexta. Ainda segundo a Energisa, até o final do dia o fornecimento de energia será restabelecido aos consumidores.

 

Chuva em sete cidades

A Defesa Civil Estadual informa que, de acordo com os dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu aproximadamente 42.8 milímetros durante a madrugada desta sexta. Para Palmas, segundo o Inmet, o esperado de chuvas no mês de outubro é de 120 milímetros.

 

Além da Capital, também foram registrados fenômenos meteorológicos nos municípios de Araguaçu (0.6ml), Dianópolis (0.4ml), Gurupi (2.0ml), Marianópolis (8.6ml), Paranã (7.8 ml) e Porto Nacional (18.2ml).

 

De acordo com os dados do Sistema Integrado de Operações (Siop), na Capital foram recebidos 17 chamados, mas sem vítimas.

 

(Atualizada às 12h07 - Com informações da Ascom/Corpo de Bombeiros - Imagens internas de Maria Inez de Freitas)

Comentários (0)