Cidade de Araguaína promove curso profissionalizante voltado às mulheres

Mulheres de setores diferentes aprendem a fazer roupas e objetos de crochê, preparando-se para o mercado de trabalho

Mulheres do município recebem qualificação
Descrição: Mulheres do município recebem qualificação Crédito: Secom Araguaína

Mais uma vez, as araguainenses têm a oportunidade de se qualificarem e se prepararem para o mercado de trabalho. A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitário (Funamc), iniciou o curso de crochê e material reciclável. Ao todo, serão 20 alunas que vão aprender durante dois meses a arte de fazer peças, roupas e objetos com esse material.

 

Como é o caso da dona de casa Eliane Cardoso de Oliveira, que mora no Setor Araguaína Sul. Eliane já tinha feito o curso de pintura em tecido e agora está este outro, com o objetivo de melhorar a renda familiar e ter o seu próprio dinheiro. “O dinheiro que vou conseguir com a venda das coisas que vou fazer, vai servir pra mim e minha casa; comprar as coisas que eu quero”, disse.

 

Outra que também começou a fazer o curso foi a dona Socorro Pereira, que mora no Setor Palmas, “É o primeiro curso que faço aqui. Vim fazer porque quero aumentar a renda da minha casa”, comentou dona Socorro.

 

A instrutora do curso, Janira Lopes de Sousa, explicou que as alunas vão aprender sobre a forma de pegar na agulha, a postura do corpo quando estiverem produzindo, quais os tipos de linha para cada agulha. Além disso, também vão aprender a mexer com material reciclável, produzindo bolsas e objetos de uso pessoal e de casa.

 

A superintendente da Funamc, Cleide Melo, destacou a importância desses cursos profissionalizantes para essas mulheres. “Estamos preparando as mulheres para o mercado de trabalho. Já fizemos um total de 20 cursos, qualificando 100 mulheres, fazendo com que elas possam ter a sua própria renda e aumentando a da família. Assim, estamos levantando a autoestima delas”, comentou Cleide.

 

As aulas estão sendo ministradas na Funamc, localizada na sede da Secretaria do Trabalho e Ação Social, que fica na Rua Humberto de Campos, Bairro São João. As aulas são realizadas todos os dias, das 14 às 18 horas.

 

De acordo com a superintendente, a Funamc está planejando mais dois cursos após esse: o de maquiagem e o de cabeleireiro.

 

Comentários (0)