Cidade de Colinas recebe oficinas e espetáculos teatrais do projeto ISTO 153

Em Colinas, o evento promovido pelo Instituto Social do Tocantins (Isto), conta com o apoio da Prefeitura através da Fundação Cultural.

Oficina realizada em Colinas do Tocantins
Descrição: Oficina realizada em Colinas do Tocantins Crédito: Sávio Leandro

O período de férias em Colinas também será de arte e cultura, com a realização das atividades do Projeto Isto 153, na ACICOLINAS, nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h30. Com entrada gratuita e sem restrição de faixa etária, o projeto contempla também, a realização da oficina “Cultura Popular nas Artes Cênicas” e encenação dos espetáculos “A Caixa” e “Pedra Canga”, realizados durante esta manhã. Em Colinas, o evento promovido pelo Instituto Social do Tocantins (Isto), conta com o apoio da Prefeitura através da Fundação Cultural.

 

Os três municípios selecionados nesta etapa tocantinense do projeto estão estrategicamente posicionados às margens da BR-153, sendo eles: Guaraí, Colinas e Araguaína. O projeto foi contemplado em um dos mais importantes editais na área de teatro do país, o “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014”, cujo incentivo vai permitir que um grande público tenha acesso à arte.

 

A Presidente da Fundação Cultural de Colinas, Maria da Luz Costa, enfatizou que o projeto amplia a oportunidade de acesso à cultura. “O Projeto Isto 153 busca incentivar as pessoas ao envolvimento e à valorização das atividades culturais, mostrando que todos podem fazer parte do processo cultural do seu município”.

 

Espetáculos

“Pedra Canga” - Dos autores Célio Pedreira, Juarez Moreira e Odir Rocha, é uma homenagem as nossas “Pedras Cangas”, que são homens, mulheres, artistas que experimentam o anonimato, mesmo com trabalhos artísticos de altíssima qualidade. A composição musical cria um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.

 

“A Caixa” - faz parte de uma pesquisa do comportamento do indivíduo em grupo feita por Nival Correia. É um instrumento desafiador para vencer desafios em grupo, respeitando todas as diferenças culturais das pessoas, utilizando os elementos do clown para ir além da expressão, mas subtraindo das pessoas os comportamentos mais sensíveis.

Comentários (0)