Cidades às margens da BR 153 recebem ações culturais nesta temporada de férias

Instituto Social do Tocantins leva teatro à cidades às margens da BR 153. Ao todo serão 25 atividades que incluem intercâmbio cultural com grupos de artes cênicas, oficinas de teatro e 2 espetáculos.

A temporada de férias vai ter programação cultural gratuita oferecida pelo Instituto Social do Tocantins (Isto). Seis cidades que ficam às margens da BR 153 vão receber atividades do ISTO 153, que terá inicio nesta quarta Feira, 15.

 

O projeto ISTO já foi contemplado em um importante edital na área de teatro do País, o “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014”. Onde o incentivo vai permitir que um público maior tenha acesso à arte. Ao todo serão 25 atividades que incluem intercâmbio cultural com grupos de artes cênicas locais, oficinas de teatro, e encenação dos espetáculos “A caixa” e a “Pedra Canga”.

 

“São cidades estratégicas que captam o movimento da rodovia, mas que ainda não tem o estímulo que necessitam para a área cultural ou parte dela. Por isso, vamos até elas para fomentar essa ideia junto ao poder público local, por meio das nossas atividades,” falou o representante do Isto, Nival Correia.

 

A circulação do ISTO 153 começa no próximo dia 15 de julho por Guaraí, seguindo pelos municípios de Colinas (16/07), Araguaína (17/07), Gurupi (20/07), encerrando nas cidades goianas de Porangatu - GO (22/07) e Goiânia – GO (24/07). As atividades são abertas ao público e sem restrição de faixa etária.

 

Como participar?

Para participar das oficinas, basta se inscrever com antecedência (veja programação) pelo e-mail istocultural@gmail.com. O interessado deve enviar dados pessoais e contato. Já para assistir aos espetáculos, basta chegar com uma hora de antecedência para garantir assento conforme a lotação de cada espaço.

 

O projeto conta com o apoio da prefeitura de Gurupi, também de Colinas, Araguaína, Paraíso e Porangatu, bem como dos pontos de cultura Instituto Idesa, Cia Novo Ato e Oficina Geral.

 

Programação em Gurupi (20/07)

Local: Centro Cultural Mauro Cunha

9h – Oficina “Cultura Popular nas Artes Cênicas”.

11h - Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 - Apresentação da “Pedra Canga”.

 

Os espetáculos

“Pedra Canga” - Dos autores Célio Pedreira, Juarez Moreira e Odir Rocha, é uma homenagem as nossas “Pedras Cangas”, que são homens, mulheres, artistas que experimentam o anonimato, mesmo com trabalhos artísticos de altíssima qualidade. A composição musical cria um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção, muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.

 

“A Caixa” - faz parte de uma pesquisa do comportamento do indivíduo em grupo feita por Nival Correia. É um instrumento desafiador para vencer desafios em grupo, respeitando todas as diferenças culturais das pessoas, utilizando os elementos do clown para ir além da expressão, mas, subtraindo das pessoas os comportamentos mais sensíveis.

Comentários (0)