Colinas discute Plano Estadual de Cultura em conferência com artistas e gestores

Ao promover a Conferência Municipal de Cultural, a prefeitura de Colinas do Tocantins reuniu artistas e gestores municipais e estaduais para debater sobre o Plano Estadual de Cultura.

Conferência Municipal de Cultura, em Colinas do TO
Descrição: Conferência Municipal de Cultura, em Colinas do TO Crédito: Ascom Colinas

A Conferência de Cultura de Colinas do Tocantins reuniu durante esta terça-feira, 14, artistas dos vários segmentos, representantes da Associação de Artesãos, músicos, artistas locais, produtores de eventos, secretários municipais, sociedade civil organizada e representantes da cultura no município, em um espaço de discussão para traçar estratégias que orientarão a formulação do Plano Estadual de Cultura para o próximo decênio. O evento realizado pela Prefeitura de Colinas, através da Fundação Cultural aconteceu no auditório da ACICOLINAS e teve como tema a “Construção do Plano Estadual de Cultura, como parte integrante do Sistema Estadual de Cultura do Tocantins”.

 

A Conferência recebeu a visita da Caravana Estadual da Cultura, onde o secretário Estadual da Cultura, Melck Aquino e comitiva participaram do evento com o objetivo de conhecer as especificidades da cultura local, ouvindo as demandas dos agentes culturais para a construção de politicas públicas.

 

Através da Conferência foi possível traçar ações e metas para a construção do Plano Estadual de Cultura que terá seu texto aprovado na Conferência Estadual de Cultura, bem como, propor ações para o fortalecimento da área, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões. O Plano Estadual de Cultura é um instrumento de planejamento estratégico a longo prazo, proposto para os próximos 10 anos que compõe o Sistema Estadual de Cultura, sendo este um documento referencial para garantir politicas de Estado para o campo cultural que pode ser revisado de quatro em quatro anos.

 

Durante a Conferência de Cultura de Colinas foram discutidos os seguintes eixos temáticos Fortalecimento e arranjo institucional; ampliação e qualificação dos espaços públicos; criação, difusão e acesso; formação, produção e conhecimento; participação social; território, identidade, reconhecimento e promoção da diversidade cultural; desenvolvimento sustentável da cultura; e mecanismos de fomento. A assessora Técnica de Planejamento da Secretaria de Estado de Cultura, Luara Aquino ministrou palestra sobre o tema da Conferência enfatizando os elementos que constituem o Sistema Estadual de Cultura do Tocantins e a importância da construção do Plano Estadual de Cultura, como parte integrante desse sistema. O evento contou ainda, com as apresentações da Companhia Municipal de Dança e do músico colinense Castelinho da Gaita. O secretário Estadual de Cultura, Melck Aquino, destacou a relevância da realização do evento para a cultura no município.  “A cidade de Colinas está de parabéns pela realização dessa conferência, pois mostra a busca pelo fortalecimento das politicas públicas voltadas para essa área. E hoje viemos estabelecer um diálogo com os agentes culturais para levar os nossos projetos e poder implementar esses projetos de acordo com as demandas locais”.

 

A presidente da Fundação Cultural de Colinas, Maria da Luz Costa, avaliou os resultados da Conferência como altamente positivo. “É gratificante ver o resultado dos debates do nosso evento, pois mostraram a interação entre poder público, sociedade civil e entidades, como um passo importante na representatividade cultural do nosso município, contribuindo para a elaboração do Plano Estadual”, disse. O prefeito José Santana Neto, enfatizou que a Conferencia oportunizou grande participação dos colinenses no fomento às atividades de produção cultural da cidade reconhecendo sua importância como vetor de desenvolvimento econômico e social.

 

Na Conferência foram escolhidos sete delegados, sendo cinco representantes da sociedade civil e dois delegados representantes do poder público, que participarão de 28 a 30 de agosto da Conferencia Estadual de Cultura em Palmas/Tocantins.

Comentários (0)