Com 50% da obra concluída, Centro de Reabilitação deve ser inaugurado em 2017

A obra segue em ritmo acelerado e om previsão de término para o primeiro semestre de 2017. O CER irá atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual

Centro de Reabilitação de Araguaína
Descrição: Centro de Reabilitação de Araguaína Crédito: Secom Araguaína

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), da Prefeitura de Araguaína, está com 50% da obra construída e nesta fase já começa com etapas de acabamento, que inclui piso, cerâmica (porcelanato), revestimento, instalações elétricas e cobertura. O local, com previsão de término para o primeiro semestre de 2017, atenderá pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual.
 
A fundação já está pronta, pilares de sustentação e paredes com cobertura em laje. No próximo mês, está previsto a instalação das loucas, rede lógica (pontos de internet), rede hidráulica, esquadrias (portas e janelas) pintura e estacionamento.
 
O CER é um projeto do Ministério da Saúde (MS). “Um dos objetivos é promover a habilitação e reabilitação e garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência, para promover sua autonomia e independência”, explicou o secretário da Saúde do Município, Jean Coutinho.

 

Centro Especializado em Reabilitação

O centro que está sendo construído no loteamento Cidade Nova terá capacidade para atender 100 pacientes por dia, de Araguaína e municípios circunvizinhos que faz parte do médio norte. A unidade terá 32 consultórios com atendimentos de ortopedia, neurologia, oftalmológico; 23 salas de atendimento individualizado; box de terapias (eletroterapia), ginásio, fraldário adulto e infantil; copa/refeitório e laboratório de prótese ocular que será construído na fase final do projeto.
 
O CER é primeira etapa para implantação do Centro de Reabilitação e Readaptação (CRER) de Araguaína. Os recursos na ordem de aproximadamente R$ 5 milhões são oriundos de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu (PMDB).

 

Centros especializados

A Prefeitura conta com outros centros especializados de saúde, como por exemplo, o Centro Municipal de Fisioterapia, que oferece três fisioterapeutas para atendimentos. Conta com 10 salas e faz atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas. Em média são realizadas 24 sessões por dia; 16 pela manhã e oito no período da tarde.
 
Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) conta com seis consultórios com um total de oito cadeiras odontológicas, recepção, sala de espera, expurgo, sala de esterilização, arquivo, sala do administrativo, sala de repouso para as ASB plantonistas, uma copa e dois laboratórios de suporte para prótese. Os atendimentos são todos os dias, 24 horas (plantão para urgências).

 

Comentários (0)