Com intervenção nesta 6ª, Maio Amarelo pede respeito à vida em faixas de pedestre

Intervenção será realizada na faixa de pedestre em frente à Feira da 304 Sul, nesta sexta-feira, 5, a partir das 17h30

Movimento Maio Amarelo acontece na Capital
Descrição: Movimento Maio Amarelo acontece na Capital Crédito: Foto: Junior Suzuki

Os agentes de trânsito e servidores da Secretaria Municipal de Saúde vão reforçar o pedido de respeito à vida que passa pela faixa de pedestre com intervenção na faixa em frente à Feira da 304 Sul, nesta sexta-feira, 5, a partir das 17h30.

 

A intervenção faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo que durante todo o mês estará nas vias, escolas, universidades, órgão públicos, a fim de orientar, conscientizar e chamar a atenção de que segurança viária é responsabilidade de todos.

 

O superintendente de Trânsito e Transporte, Alexandre Guerreiro, aponta que as intervenções educativas nas faixas de pedestre têm sido uma constância desenvolvida pela Superintendência. “Nossa prioridade são as escolas com maior fluxo de veículos nos horários de entrada e saída dos alunos”, conta.

 

Conscientização na faixa 

O Código Brasileiro de Trânsito assegura que estando na faixa, o pedestre terá prioridade naquela via, ou seja, os automóveis têm o dever de parar para que ele possa atravessar com segurança. A faixa de pedestre é uma forma de sinalização horizontal que delimita essa preferência do pedestre. Mesmo assim, é importante que o pedestre tome alguns cuidados ao atravessar a faixa de pedestres.

 

O agente de Trânsito, Josimar Pereira, dá dicas de como fazer a travessia com segurança. "O Código de Trânsito é claro que o pedestre tem a preferência na faixa. Mas por outro lado, devido o pedestre ser o mais frágil no trânsito ele precisa se resguardar, fazendo sempre o sinal de vida que pode ser com a mão, indicando sua intenção de atravessar a via e só seguir após ser visto pelo motorista e de preferência com o veículo parado", enfatiza o agente.

 

A estudante de direito, Thais Dias Oliveira, conta que sua preocupação vivenciada no trânsito é a faixa de pedestre e por isso sempre toma os cuidados necessários antes de atravessar a via. “Sempre que preciso atravessar a faixa de pedestre, sinalizo e espero o carro parar, pois tenho medo porque muitos condutores não respeitam a faixa”. 

 

Sinalização

Já está em processo e licitação serviços de revitalização da sinalização viária horizontal de Palmas, que contemplarão faixas de pedestres. Segundo Alexandre Guerreiro, a previsão é de que em 45 dias o processo já esteja apto para assinatura da ordem de serviços. “Após a licitação, priorizaremos os pontos mais críticos, como escolas, hospitais, e locais de maior fluxo”.

 

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é destinado a chamar a atenção da sociedade para que freiem os números crescentes de mortes e sequelados no trânsito, um pedido de maior responsabilidade e respeito à vida que passa pelas vias.

Comentários (0)