Com novas doses da primeira etapa, Palmas e Gurupi preveem ampliar vacinação

O quantitativo de vacinas é destinado apenas à primeira dose dos imunizantes. Secretários municipais de saúde de Palmas e Gurupi preveem ampliar a vacinação para os grupos prioritários

Vacinação na Casa do Idoso, em Gurupi.
Descrição: Vacinação na Casa do Idoso, em Gurupi. Crédito: Marcos Veloso

Com o recebimento de novas doses correspondentes à primeira dose de vacinas contra a Covid-19, os municípios de Gurupi e Palmas preveem ampliar o número de vacinados pertencentes aos grupos prioritários, conforme os secretários de saúde. A Capital adquiriu mais 3.400 doses da CoronaVac na quarta-feira, 27, enquanto Gurupi obteve 980 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na quinta-feira, 28.  

 

As secretarias municipais de saúde dos dois municípios ressaltaram que o quantitativo das vacinas é destinado apenas à primeira dose dos imunizantes. A CoronaVac possui intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose e a vacina de Oxford/AstraZeneca no intervalo de 90 dias. A coordenadora da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, Jucileia Lima, explicou que quem tomou a primeira dose da CoronaVac não pode tomar a segunda dose de outro laboratório. 

 

Vacinação em Palmas 

 

A nova remessa de 3.400 doses da CoronaVac foram entregues à Capital pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e, somadas às 3.331 doses recebidas pela Semus na semana passada, possibilita a vacinação de 6.731 pessoas. 

 

A secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, disse que, com as novas doses, “a Capital ampliará a vacinação para 65,5% do total de 10.281 profissionais da saúde estimados pelo Ministério da Saúde para a primeira fase da vacinação”, explicou. 

 

Dados do boletim epidemiológico desta sexta-feira, 29, que considera vacinados até às 23h59 de quinta-feira, 28, apontam que a Capital vacinou 1.541 pessoas. Deste total, 1.432 pessoas são trabalhadores da saúde, 76 são idosos em instituições de longa permanência e 33 cuidadores. 

 
Vacinação em Gurupi 

 

Com as 980 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca recebidas da Fiocruz, o secretário municipal de Saúde de Gurupi, Zander Luis Guimarães, garantiu que mais 33% pessoas do grupo de profissionais da saúde serão imunizados. “A cada nova remessa ampliaremos os grupos prioritários, por enquanto, ainda estamos na fase de vacinar as pessoas que atuam na saúde. Sabemos a ansiedade das pessoas por esta vacina, mas estamos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e estamos na expectativa que tão logo a vacina chegue a toda população”, disse o secretário. 

 

O município havia recebido, na última semana, 962 doses da CoronaVac, que já estão sendo aplicadas entre os profissionais da saúde que estão no enfrentamento à Covid-19 e os idosos abrigados na Casa do Idoso, além dos profissionais que atuam na unidade. 

 

A prefeitura de Gurupi informou que, até a quinta-feira, 28, 536 pessoas haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no município. Nesta primeira etapa, são imunizados idosos abrigados na Casa do Idoso e servidores da saúde que estão trabalhando diretamente no combate à Covid-19. 

Comentários (0)