Construção do Plano de Desenvolvimento Local de Colinas é debatido em reunião

A reunião definiu os objetivos que nortearão o Plano, no intuito de conscientizar a comunidade, os setores econômicos e a gestão pública sobre a adoção de políticas que gerem oportunidades

Reunião foi realizada nesta terça
Descrição: Reunião foi realizada nesta terça Crédito: Secom Colinas

Aconteceu na noite de terça-feira, 7, no auditório da Acicolinas, o inicio da construção do Plano de Desenvolvimento Local do município de Colinas do Tocantins em conformidade com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, contribuindo decisivamente na melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas da cidade.

 

A reunião definiu os objetivos que nortearão o Plano, no intuito de conscientizar a comunidade, os setores econômicos e a gestão pública de forma integrada, sobre a necessidade de adotar políticas públicas organizadas que gerem oportunidades e fortaleçam a economia local através da valorização dos pequenos negócios com foco na vocação logística, produzindo melhor qualidade de vida à comunidade colinense. O Plano de Desenvolvimento Local é uma iniciativa da Prefeitura de Colinas juntamente com o SEBRAE que busca potencializar a execução da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas visando o fortalecimento de políticas públicas para o desenvolvimento municipal.

 

O evento contou com a presença de representantes das secretarias municipais, da Presidente da FECOLINAS, Odaléa Sarmento; do secretário Municipal de Agricultura, Fábio Alves; e representantes do IFTO, CRC/TO, OAB, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal. Na ocasião, o consultor do SEBRAE, Alberto Beluzzo e a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Viviane Fernandes esclareceram as dúvidas dos participantes e conduziram a elaboração do Plano de Desenvolvimento Local.

 

A elaboração do Plano conta com os seguintes eixos temáticos: negócios urbanos, negócios rurais, educação, legislação e politicas públicas. A ação prevê a construção de forma compartilhada e participativa com o envolvimento de empresários, entidades de classe, associações, secretarias municipais e comunidade.

 

O próximo passo será a elaboração do plano de trabalho para execução dos objetivos gerais e objetivos específicos definidos durante a reunião. Em seguida, as ações buscarão o fortalecimento do comitê gestor, formado por lideranças da sociedade, entidades de classe, representantes do poder público e das entidades empresariais que serão responsáveis pelo acompanhamento e aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

 

De acordo com o consultor do Sebrae, Alberto Belluzzo, “a elaboração do plano busca a união de esforços para o desenvolvimento de ações claras e objetivas que tragam impactos positivos para a economia do município, discutindo as oportunidades e desafios, sob o ponto de vista empresarial”.

 

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Viviane Fernandes, destacou a importância da participação de diferentes seguimentos da sociedade de maneira a contribuir para a diversificação e fortalecimento do comércio através do empreendedorismo, criando assim um ambiente favorável aos pequenos negócios.

 

O prefeito de Colinas, José Santana Neto, destacou que o Plano vem somar para que o comércio local e comunidade em geral sejam beneficiados com o fortalecimento e desenvolvimento local, podendo ressaltar os aspectos individuais que contribuirão para o todo, com a valorização de setores municipais.

 

Comentários (0)