Coronel Alaídes Pereira assume o comando da Segurança e Mobilidade de Palmas

A coronel da Polícia Militar foi nomeada por Cinthia Ribeiro para ser secretária da pasta a partir desta terça-feira, 27

Com 25 anos de carreira, Alaídes é a mulher mais antiga da PM.
Descrição: Com 25 anos de carreira, Alaídes é a mulher mais antiga da PM. Crédito: Divulgação/Ascom PMTO

A coronel da Polícia Militar, Alaídes Pereira Machado, foi nomeada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), para assumir a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana do município a partir desta terça-feira, 27. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 26.

 

 

A pasta era comandada pelo ex-comandante da Polícia Militar, Luiz Cláudio Gonçalves Benício, que pediu exoneração do cargo e deixou o comando da secretaria no dia 9 deste mês. Desde então, quem estava à frente da pasta era o secretário executivo de Segurança e Mobilidade Urbana, Higor de Sousa Franco.

 

Em novembro de 2020, Alaídes foi a primeira mulher a ocupar a função de subchefe do estado maior da PM do Tocantins, cargo que compreende o escalão de alto comando da instituição, sendo a terceira na hierarquia de comando. Com 25 anos de serviços prestados na instituição, a oficial é a mulher mais antiga na PMTO, e já ocupou diversas funções na corporação ao longo de sua história.

 

Coronel Alaídes

 

A coronel Alaídes Pereira Machado é natural de Dueré - TO, nascida em 24 de janeiro de 1971, casada com Luís Antônio Pereira Coelho, com quem tem três filhos: Júlia, Lívia e Artur.

 

Iniciou sua carreira militar no ano de 1995, no curso de formação de oficiais realizado na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás, sendo a primeira colocada do curso. Foi declarada aspirante a oficial em 27 de novembro de 1997. No ano de 2005 concluiu em segunda colocação o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, pela Academia de Polícia Militar do Estado de Alagoas.

 

É bacharel em segurança pública pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás, bacharel em direito pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Pós-graduada em direitos humanos e cidadania pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. Pós-graduada em docência do ensino superior pelo Instituto Geralda Aldira. Pós-graduada em estudos de política e estratégia pela Escola Superior de Guerra - Adesg. Pós-graduada em altos estudos em segurança pública – CAESP em parceria com a Universidade Estadual de Goiás – UEG.

 

Condecorações: medalha de mérito Policial Militar Tiradentes na Polícia Militar do Estado do Tocantins.

 

Homenagens: diploma de mulher cidadã em março de 2019, pela Assembleia Legislativa do Tocantins. Moção de aplausos em sessão ordinária do dia 01 de setembro de 2020, em comemoração ao dia internacional da mulher.

Comentários (0)