Corpo de Valéria Paranaguá é sepultado: prefeita decreta luto oficial de três dias

Um cortejo de carros, com amigos, servidores e familiares acompanhou o corpo e fez as últimas homenagens à secretaria de Saude de Palmas, Valéria Paranaguá, que faleceu ontem, 18

Valéria Paranaguá.
Descrição: Valéria Paranaguá. Crédito: Raiza Milhomem

O corpo da secretária municipal de Saúde de Palmas e especialista em epidemiologia, Valéria Silva Paranaguá, que lutava contra a Covid-19, foi sepultado às 10 horas da manhã desta sexta-feira nublada, dia 19, no Cemitério Jardim das Acácias. Ela estava internada há 18 dias e não resistiu às complicações da doença falecendo nesta quinta-feira, 18, após duas paradas cardiorrespiratórias.

Amigos próximos, servidores da saúde e familiares acompanharam o corpo num cortejo até o cemitério. Ninguém desceu e o sepultamento ocorreu com a presença da família, conforme apurou o T1 Notícias. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, decretou na noite de quinta-feira, 18, Luto Oficial no Município de Palmas, mediante publicação na edição de nº 2700 do Diário Oficial. No texto do decreto de luto, a prefeita homenageia Valéria pela “valiosa contribuição da Gestora à saúde de Palmas, em um dos piores momentos pandêmicos que a humanidade atravessa”.


Cinthia enalteceu o currículo e os préstimos de Valéria à saúde municipal, e pontuou “na condição de guardiã do SUS, graduada em serviço social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana (Cuba), com especialização em Saúde Pública, Informática em Saúde, Auditoria em Saúde, Administração Hospitalar, Gestão e Auditoria na Administração Pública e em Economia e Avaliação de Tecnologias da Saúde, não mediu esforços para usar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos para minimizar os efeitos da Covid-19 no Município”.
 

Valéria foi diagnosticada com o vírus no dia 24 de fevereiro, quando a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirmou que ela permaneceria em isolamento social sob acompanhamento da saúde do município para monitoramento do seu quadro de saúde.


No domingo, 28, a secretária apresentou agravamento em seu quadro de saúde e teve que ser internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quando ela foi internada, a prefeita Cinthia Ribeiro usou sua conta no Twitter para pedir orações pela servidora e destacou que "desde o início da pandemia, ela está na linha de frente, tem sido uma guerreira incansável, uma forte aliada", disse Cinthia.


No dia 9 deste mês, a mãe de Valéria, Eda Silva Paranaguá, de 91 anos, perdeu a vida para a doença. A irmã de Valéria Paranaguá, Heleuza Paranaguá, segue na luta contra a Covid-19.

A prefeitura de Palmas e o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, emitiram nota de pesar lamentando a perda. Na nota da prefeitura, Cinthia destacou que “Valéria dedicou sua vida à saúde pública. Renunciou a muitas oportunidades pessoais em favor do ideal de servir ao próximo, fazendo isso com muita qualidade. Deixa um legado de serviços prestados ao Estado do Tocantins, além do exemplo de coragem e dedicação ao que fez”. Confira as notas na íntegra:

 

Nota de Pesar - Prefeitura de Palmas

 

Com grande pesar, a Prefeitura Municipal de Palmas comunica o falecimento da secretária de Saúde, Valéria Paranaguá, ocorrida por volta das 13h30h, nesta quinta-feira, 18, em Palmas, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Valéria estava internada desde o dia 28 de fevereiro, no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP), tendo permanecido 18 dias em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar dos esforços da equipe de saúde, Valéria não resistiu e veio a óbito após duas paradas cardiorespiratórias.

 

A prefeita Cinthia Ribeiro lamentou a morte e destacou o papel da servidora no enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus, desde o primeiro caso registrado em Palmas. “Valéria dedicou sua vida à saúde pública. Renunciou a muitas oportunidades pessoais em favor do ideal de servir ao próximo, fazendo isso com muita qualidade. Deixa um legado de serviços prestados ao Estado do Tocantins, além do exemplo de coragem e dedicação ao que fez. Nos fez acreditar na grandeza do Sistema Único de Saúde. Nós, servidores da Prefeitura e, em especial, aos da Saúde, estamos consternados com esse episódio, buscando forças onde podemos para enfrentar essa perda irreparável. Minha solidariedade à família, aos incontáveis amigos e todos que tiveram a oportunidade do convívio com essa grande mulher”.

 

Nota de Pesar - Governador Mauro Carlesse

 

Com grande tristeza, recebi a notícia do falecimento da secretária  de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira, 18, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Valéria Paranaguá era servidora pública aposentada do Estado do Tocantins e, desde 2020, atuava na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, onde, desde agosto daquele ano, ocupava o cargo de Secretária da Saúde.

Com 31 anos de excelentes serviços prestados à saúde, Valéria Paranaguá deixa um legado ímpar de amor e dedicação ao aprimoramento e à qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesse momento de tristeza e dor, rogo para que o Espírito Santo de Deus console os corações de seus familiares, amigos e colegas de profissão que, certamente, sentem a partida prematura de Valéria Paranaguá. A todos, os meus sinceros sentimentos.

 

Valéria Paranaguá

 

Servidora pública aposentada da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), onde ingressou em 1989, Valéria Silva Paranaguá tinha 58 anos, era natural de Santa Helena de Goiás (GO) e mudou-se para Araguaína aos 12 anos. Formada em Serviço Social, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a gestora possuía Mestrado em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia no Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana, Cuba.

Tinha especialização em Saúde Pública, Informática em Saúde, Auditoria em Saúde, Administração Hospitalar, Gestão e Auditoria na Administração Pública e em Economia e Avaliação de Tecnologias da Saúde. Com 31 anos de atuação na rede pública, Valéria ingressou na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em janeiro de 2020 ocupando a Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) e no mês de agosto do mesmo ano foi nomeada secretária da pasta, onde permaneceu até o momento.

Comentários (0)