Danilo convida Kelma para secretaria executiva da Semed: Vitral deixa pasta

Secretaria Municipal de Educação passa por mudanças: a convite do secretário Danilo de Melo, sua ex-assessora na Seduc, Kelma Tavares de Oliveira assume secretaria Executiva. Vitral deixa pasta

Danilo de Melo, secretário municipal da Educação
Descrição: Danilo de Melo, secretário municipal da Educação Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem nova secretaria Executiva com a nomeação de Kelma Tavares Barbosa de Oliveira que ocupa o cargo na mesma semana da exoneração do ex-secretário executivo da pasta, André Vitral, publicada no Diário Oficial do Município do último dia 5. 

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias nesta terça-feira, 13, o secretário municipal de Educação, Danilo de Melo, justificou a saída de Vitral:  “o que sei é que ele tinha compromissos com o Governo da Bahia, já firmados anteriormente e essa decisão foi tomada antes de eu assumir. Essa é informação que tenho, de que ele iria atuar em outros projetos”, comentou.

 

Para o mesmo cargo de Secretaria Executiva foi nomeada, também no mesmo Diário, Kelma Tavares Barbosa de Oliveira. Questionado sobre o nome, Danilo de Melo confirmou que Kelma já trabalhou com ele em sua gestão na Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

 

Metas na educação infantil

De acordo com o secretário, o município já atinge 35% dos alunos de 0 a 6 anos. “A Prefeitura quer que até o final do ano que vem cheguemos próximos de 40%, ou talvez um pouco mais. Nossas metas são relacionadas ao Plano Nacional da Educação, que é uma Lei Federal que temos que cumprir até 2024. No caso do acesso das crianças de 0 a 6 anos, já atingiremos a meta até o fim do ano que vem”, ressaltou.

 

“Nas outras séries, do ensino fundamental nível 1 e nível 2, fazemos em regime de colaboração com o Estado, de forma que nós não disputamos vagas, até porque o Estado também tem o Ensino Médio, com muitas matrículas”, disse o secretário.

 

Educação integral

Em relação à educação de tempo integral, o secretário disse que, em Palmas, a meta já será atingida neste ano. ”Até 2024, o Plano Nacional coloca como meta chegar aos 50%, e neste ano já atingimos esse percentual com folga. O desejo do prefeito Carlos Amastha é que sejam 80%, e vamos trabalhar nesta perspectiva, já que a educação integral tem apresentado melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e em todas as provas de avaliação”, disse ele.

 

Índices de avaliação

A rede municipal de ensino possui um sistema de avaliação próprio, o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP). Segundo Danilo de Melo, neste ano será realizada a avaliação e o objetivo é atingir a nota 7, sendo que atualmente, a média das escolas do município é de 5.8. O currículo escolar também está sendo reformulado, de acordo com ele.

 

Infraestrutura das escolas

O secretário falou, ainda, das metas relacionadas à infraestrutura das escolas. De acordo com ele, “uma das metas é a universalização do ar-condicionado nas unidades. Até o fim do ano queremos que todas elas sejam climatizadas. Também queremos elevar o padrão mínimo de qualidade da gestão como um todo, com mais equipamentos, mobiliários. No mais, queremos aprovar até abril, por meio de Projeto de Lei, o Plano Municipal da Educação, que vai orientar as políticas educacionais para os próximos 10 anos. As metas do Plano já estão sendo analisadas”.

 

Expectativas

O secretário adiantou ao T1 Notícias que a prefeitura pretende criar um Projeto de Formação de Educação Profissional para adultos, que será piloto, e ainda deve ser definido para implantação. Em relação à construção de novas escolas, inicialmente, o secretário afirmou que serão construídas sete novas unidades e mais duas Escolas de Tempo Integral.

 

Comentários (0)