Danilo de Melo garante que aulas nos CMEI’s começam normalmente nesta segunda

Após informações de que alguns CMEIs não iniciariam as aulas por falta de professor, secretário da Educação Danilo de Melo, disse que não procede e que educadores já foram contratados.

Danilo de Melo diz que aulas começarão nesta 2ª
Descrição: Danilo de Melo diz que aulas começarão nesta 2ª Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Portal T1 Notícias recebeu a informação de que alguns Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) não dariam início às aulas nesta segunda-feira, 2, porque os professores contratados não seriam chamados pela Prefeitura de Palmas. Em entrevista ao Portal T1 Notícias, o secretário municipal de Educação, Danilo de Melo, disse que a informação não procede.

 

Segundo ele, “96% dos professores da rede municipal são efetivos. Alguns CMEI’s na região sul tem uma boa parte de contratos, mas todos esses contratos já foram autorizados pelo financeiro e eles devem se apresentar”. Danilo de Melo disse que não quer repetir um problema que aconteceu no ano passado, quando professores contratados ficaram meses sem receber e para que isso não ocorra, segundo declarou, a deliberação do orçamento foi feita e não há impedimentos jurídicos e orçamentários para fazer a contratação.

 

Ele disse ainda que, mesmo com a falta de professores efetivos, em caso de licenças médicas, há um banco de dados para eventuais contratos de professores. 

 

O secretário garantiu que as aulas vão começar normalmente nesta segunda, com exceção do CMEI Castelo Encantado, no Lago Sul, que vai passar por um sistema de adaptação nas duas primeiras semanas que, segundo o secretário, é um processo de acolhimento normal de escolas recém-inauguradas.

 

Nomeações

86 professores candidatos aprovados no concurso serão chamados e a convocação aguarda somente a nomeação no Diário Oficial do Município, segundo informou o secretário. “Concursados de nível médio e fundamental e nível superior, no caso de vagas novas, já foram aprovados pelo prefeito Carlos Amastha para nomeação no Diário”, afirmou.

 

Planejamento 

Portal T1 Notícias também recebeu a informação de que os professores não teriam mais o dia de planejamento na escola. Segundo informou uma fonte, da carga horária de 40 horas semanais em que os professores dedicavam 28 horas em sala e 12 horas para planejamento, passaria a ser apenas 4 horas de planejamento.

 

De acordo com Danilo, todos os professores, obrigatoriamente, têm 14 horas semanais para planejamento de aulas e isso é garantido por lei e, portanto, a informação não procede, a não ser em caso de professores que trabalham no administrativo.

 

Formação continuada

Outra reclamação recebida pelo Portal T1 Notícias é que a formação continuada dos professores passará a acontecer aos sábados durante o ano letivo. Sobre isso, Danilo afirmou que “a formação será pela própria escola, mas ainda não estão definidos os dias. Os sábados que utilizamos como letivos são para culminância de Projetos e festas comemorativas. Essa informação não procede”, finalizou.

Comentários (0)