Defesa Civil promove orientação e fiscalização contra queimadas em Taquaruçu

Foram realizadas 205 visitas a propriedades na região de Taquaruçu. Também foram ministradas palestras sobre "Alternativas ao Uso do Fogo" e "Violência contra a Mulher do Campo"

Palestra da Defesa Civil
Descrição: Palestra da Defesa Civil Crédito: Secom Palmas

Marcando o Dia D Rural contra queimadas, agentes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) realizaram, no último sábado, 12, na região de Taquaruçu Grande e no distrito Taquaruçu, atividades de orientação e fiscalização contra uso indiscriminado do fogo. Ao todo, foram realizadas 205 visitas a propriedades da região, sendo que em 114 propriedades foram encontrados moradores que receberam uma notificação preventiva sobre a proibição das queimadas no período de estiagem.

 

“Demos orientações de como acionar as forças públicas para combater o foco, além de informá-los que existe uma Brigada Comunitária no Taquaruçu Grande e que eles próprios podem utilizar equipamentos oferecidos pela Defesa Civil Municipal para fazer o primeiro combate”, frisou o superintendente da Defesa Civl, Iranilto Sales. Também participaram das visitas a Organização Não Governamental (ONG) Associação Água Doce, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual.

 

A produtora de hortaliças Maria Isabel Miranda reconheceu a importância da prevenção ao fogo. “Para nós produtores tem relevância muito grande este trabalho porque quando tem queimada diminui consideravelmente a vegetação, e os bichos que vivem e se alimentam nestas aeras acabam vindo para nossa propriedade. A minha horta mesmo vem sendo atacada por capivaras”, disse Maria Isabel. A produtora lembrou ainda outro ponto negativo a respeito da geografia da região. “Taquaruçu Grande é uma região de vale e tem época que o vento diminui, e a fumaça das queimadas fica parada na região. Com a umidade baixa, temos dificuldades para respirar.”

 

Uso do fogo e violência contra mulher no campo

 

A programação do Dia D Rural contra queimadas também ofereceu palestras na Paróquia Bom Jesus da Serra do distrito de Taquaruçu Grande, onde um café da manhã foi oferecido a produtores da região que participaram de palestras oferecidas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, sobre Alternativas ao Uso do Fogo e sobre Violência contra a Mulher do Campo, em alusão ao dia Dia da Trabalhadora Rural, pela coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, a defensora pública Vanda Sueli Machado de Sousa Nunes, a  convite da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

“Frisamos em uma abordagem rápida sobre a importância de falar sobre a violência contra mulher, principalmente no contexto da violência doméstica rural, ainda menos falado”, disse a defensora. Em seguida, testes rápidos de saúde foram oferecidos aos produtores.

Comentários (0)