Educação contrata empresa por R$ 1,97 milhão para produzir e veicular teleaulas

A empresa foi contratada com dispensa de licitação, com base no Parecer Nº 901/2020/SUAD/PGM, que procedeu pela possibilidade jurídica de contratação direta

Crédito: Reprodução

Por R$ 1 milhão e 970 mil, a empresa Tcsam - Produção de Filmes para Publicidade foi contratada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), para produzir todo o material das teleaulas para os estudantes da rede municipal de ensino de Palmas, cujo contrato começa agora com o retorno das aulas não presenciais e termina no final do ano. O despacho é da titular da pasta, Cleizenir Santos, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 20.

 

 

A empresa foi contratada com dispensa de licitação, com base no Parecer Nº 901/2020/SUAD/PGM, que procedeu pela possibilidade jurídica de contratação direta, “que está devidamente fundamentada no artigo 24, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666/93”, segundo o despacho da Semed.

 

 

A Tcsam vai prestar serviço de produção, gravação, edição e veiculação em TV aberta, por meio do canal de TV digital 5.1. As teleaulas serão produzidas e ministradas pelos professores.

 

 

 

As teleaulas

 

 

 

 

As aulas da rede municipal de ensino serão retornadas no dia 03 de agosto, de forma não presencial. A medida faz parte do Plano Educacional Emergencial, elaborado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e anunciado na última sexta-feira, 17, pela prefeita Cinthia Ribeiro. Para quem não tem acesso à internet, o plano vai disponibilizar material impresso.

 

 

 

 

A possibilidade de retorno presencial das atividades, de forma gradativa e crescente até contemplar a totalidade dos alunos, está prevista para o mês e setembro, mas vai depender do nível de contaminação do coronavírus, conforme o plano.

 

 

 

 

A equipe da Semed definiu que todas as atividades não presenciais a serem propostas aos alunos passam a ser contabilizadas como hora/aula para cumprimento da carga horária estabelecida pela legislação.

 

 

 

 

Para facilitar a programação de alunos e familiares, cada série terá seu horário e dia determinados na programação do canal. As teleaulas contemplam todas as modalidades de ensino, desde a educação infantil até a educação para jovens e adultos. O conteúdo e as atividades serão unificados, e seguem o mesmo padrão disponibilizado a todos os alunos da rede, independente da unidade escolar em que esteja matriculado.

 

 

 

 

“Todas as orientações e diretrizes contempladas no plano estão em concordância com o Documento Curricular do Tocantins”, observa a secretária municipal da Educação, Cleizenir Santos.

 

 

.

Para ter acesso às teleaulas, é necessário realizar uma atualização nos canais abertos do seu aparelho de televisão. Independente de marca, todos têm processos parecidos na busca de novos canais, basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha a “busca de canais”.

 

 

Em alguns televisores, esta opção se chama “Busca/Sintonia Automática”, “Programação de Canais” ou “Atualização de Canais”. Depois de encontrar, é só clicar na opção e seguir as orientações da tela, aguardando até o final do processo. Ao concluir esta etapa, os novos canais da emissora já estão disponíveis.

 

 

 

 

A criança e/ou educando que perder a transmissão através da TV, terá a oportunidade de acessar o conteúdo integral online, por meio da ferramenta Palmas Home School.

 


 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)