Em Palmas, setor União Sul recebe mutirão de combate ao Aedes Aegypti

A prefeitura de Palmas realizou nesta quinta-feira, 21, iniciou os trabalhos de conscientização e limpeza dentro da programação do Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti no setor União Sul

A prefeitura de Palmas realizou nesta quinta-feira, 21, iniciou os trabalhos de conscientização e limpeza dentro da programação do Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti no setor União Sul. A ação é realizada por diversos órgãos municipais em parceria com a associação de moradores do bairro e tem duração de dois dias.

 

 Na ocasião, foi realizado recolhimento de entulhos/galhadas, visitação e inspeção de residências, coletas de amostras para exames de Leishmaniose Visceral (calazar) e distribuição de mudas frutíferas são algumas das ações que serão realizadas na comunidade, que possui mais de 700 famílias.

 

Grupos de classificação

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) explicam que os depósitos ou potenciais criadouros são classificados em cinco grupos, o que facilita o direcionamento das ações de controle. Os tipos de depósitos são: Grupo A – armazenamento de água; Grupo B – Depósitos Móveis; Grupo C – Depósitos Fixos; Grupo D – Passíveis de Remoção; e Grupo E – Naturais.

 

 Ainda de acordo com os técnicos, em Palmas, são encontrados em maior quantidade depósitos do Grupo B, ou seja, pequenos depósitos móveis como vasilhas, vasos/frascos com água, prato, pingadeira, recipiente de degelo de refrigeradores, brinquedos no quintal, bebedouros, pequenas fontes ornamentais, entre outros.

 

Serviços 

As equipes de agentes de endemias também estão presentes em outras quadras da Capital realizando trabalho de visitação e inspeção de residências. Estas visitas também estão sendo realizadas em formato de mutirão.

(Com informações da assessoria)

Comentários (0)