Em Porto Nacional, socorristas do SAMU fazem parto de jovem dentro da ambulância

A jovem Juliane Moreira da Silva, de 20 anos, grávida de 39 semanas e 6 dias, já aguardava a equipe, com muitas dores e a bebê já quase nascendo.

A pequena Sofia.
Descrição: A pequena Sofia. Crédito: Divulgação/Ascom Prefeitura de Porto Nacional

E o dia começou intenso e feliz para a equipe plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de suporte básico, de Porto Nacional. É que os profissionais Reginaldo Rodrigues da Silva (condutor-socorrista) e a técnica de enfermagem, Tatiaria Paz da Silva foram chamados para atender uma ocorrência de ‘trabalho de parto’, neste sábado, 27, às 8h01min, no setor Vila Nova. A jovem Juliane Moreira da Silva, de 20 anos, grávida de 39 semanas e 6 dias, já aguardava a equipe, com muitas dores e a bebê já quase nascendo.

 

 

Foi só o tempo de resgatar a mãe, que a criança chamada de Sofia, nasceu dentro da ambulância, já chegando no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, no centro da cidade. O parto foi finalizado dentro da maternidade, com todos os procedimentos, pela equipe médica e de enfermeiros, que já esperavam a paciente. Mãe e filha passam bem.

 

Com vasta experiência neste tipo de ocorrência, além de cursos e capacitações, o socorrista Reginaldo Rodrigues definiu o momento como “de muita emoção, por ser uma vida que chega ao mundo”, disse ele, observando que foi uma alegria em meio a tanta tristeza e dor que o mundo vive, causadas pelo pandemia do novo Coronavírus.

 

A técnica Tatiaria Paz, também com muita experiência na área, trabalhou com intensidade e segurança, para proporcionar à mãe e à criança, um momento único em suas vidas.

 

O SAMU de Porto Nacional é gerido pela Secretaria Municipal da Saúde, e desde sempre presta um serviço de excelência à comunidade portuense, sendo oportuno e eficaz em todas as ocorrências. Atende todas as necessidades preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

 

A nova sede própria do SAMU está localizada na Avenida das Nações Unidas, entre os setores Vila Nova e Nova Capital, e ladeia a Farmácia Básica Municipal e a Sala do Cartão SUS. É aberta 24 horas.

Comentários (0)