Está previsto para começar às 13 horas deste sábado o revezamento da Tocha Olímpica em Palmas. Percorrendo 27 km na Capital, a Tocha será conduzida por 135 pessoas, cada uma com uma história diferente, todas elas realizando um sonho.
Estes palmenses, selecionados para carregar o símbolo das Olimpíadas se dividem entre a ansiedade pelo momento, e a consciência de estar fazendo parte de um dia histórico. Aos 67 anos, Palmira Xavier é um dos exemplos de que o esporte é para todos. Figura sempre presente nas corridas do Circuito Virgílio Coelho, ela viverá neste sábado a emoção de, por 200 metros, carregar um dos maiores símbolos da história do esporte.
“É até difícil te falar da emoção que estou sentindo, é imensa, estou muito, mas muito feliz mesmo. Eu não estou conseguindo saber qual dos dois motivos que me deixa mais feliz, se é por conduzir a tocha ou se é por ter o pessoal do esporte como amigos. Em primeiro lugar agradeço a Deus! Não tenho palavras suficientes”, afirmou.
A “Dona Palmira”, como é conhecida pela sua simpatia no meio esportivo, conduzirá a tocha às 14h55 na quadra 1104 Sul (AV NS4 entre os números 337 e 617).
Enquanto a Dona Palmira viverá essa emoção pela primeira vez, o judoca Fred Guerra já tem experiência de outros revezamentos. Ele foi um dos palmenses a carregar a Tocha do Pan, em 2007, e vive a ansiedade de fazer parte de outro momento histórico do esporte nacional.
“Conduzir a Tocha Olímpica faz a gente sentir se mais próximo deste momento tão especial na vida dos colegas que vão nos representar no maior evento esportivo do mundo. É uma maneira de enviar nossas energias positivas para todos, mas no meu caso, principalmente para os amigos do Judô. Que venham grandes desempenhos, que se transformem em grandes conquistas”, desejou.
Fred irá conduzir a Tocha na Av. LO 3 na quadra 206 Sul, e já convidou alunos e colegas do esporte a prestigiarem a passagem. A expectativa é que o revezamento da Tocha dure cerca de 5 horas, com previsão de chegada à Praia da Graciosa entre 18h e 19h.
Alunas são escolhidas para receber a Chama Olímpica
“Será uma honra receber o fogo olímpico que um símbolo importante para todos nós e em especial para os atletas que se esforçaram muito para chegar as Olimpíadas do Rio 2016”, afirmou Elícia Gabriela Leal, aluna do 9º ano da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, uma das alunas da rede municipal de ensino escolhidas para receber a Chama Olímpica e acender a primeira tocha a ser repassada ao primeiro condutor do revezamento da Tocha Olímpica na capital.
Junto com Elícia, estará também, sua colega de turma, Sara Nascimento que disse estar ansiosa para o sábado chegar. “Para mim será algo extraordinário, a minha ficha ainda não caiu, será um momento mágico na minha vida, principalmente por ter sido escolhida por mérito próprio”, comemorou.
As alunas foram escolhidas para representar os estudantes da rede municipal de ensino por meio de um concurso de redação abordando os temas ‘Construindo a Paz’ e ‘Espírito Olímpico’, promovido pelo Ministério da Educação (Mec), junto aos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Beatriz Rodrigues. A escola foi escolhida para participar do concurso devido ao alto índice alcançado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) pela unidade escolar.
Atrativos em Palmas
Quem vem de outros lugares para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica poderá ainda conferir os atrativos que a capital oferece, como as cachoeiras de Taquaruçu, as praias à beira do Lago de Palmas, além dos monumentos históricos da Praça dos Girassóis.
(Informações da Secom Palmas)
Comentários (0)