Festa da Rapadura começa na 6ª, no Jalapão, e reúne comunidades quilombolas

Durante o evento, os visitantes poderão ainda conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira

Fabricação da rapadura será atração de evento
Descrição: Fabricação da rapadura será atração de evento Crédito: Foto: Ascom

A 3ª Festa da Rapadura será realizada nos próximos dias 8 e 9 na Comunidade do Povoado do Prata, no Jalapão, a 386 km de Palmas, e reunirá representantes das comunidades quilombolas da região, que participam de apresentações de artistas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar a cultura e as tradições do Jalapão. Na programação vários artistas locais se apresentarão como a dupla Jalapão e Tocantins - do povoado Boa Esperança -, de Dona Santinha - do povoado Mumbuca, que recebeu, pelo Ministério da Cultura, o prêmio de Mestre de Cantigas Antigas de Roda Chata, e o grupo Caretas que fará uma apresentação no ultimo dia da Festa da Rapadura.

 

Este ano o tema é Fortalecimento e Difusão da Tradição Quilombola. “A proposta é valorizar o artista local e fortalecer a cultura que eles têm. É uma forma de reconhecer a importância desses artistas. As belezas naturais do Jalapão são muito conhecidas, inclusive deram visibilidade ao Estado até fora do país, mas o povo quilombola, que vive lá, ficou esquecido.”, considerou uma das representantes das comunidades, Ilana Cardoso.

 

Durante o evento, os visitantes poderão ainda conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Na programação da festa serão realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais. Na local também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida de pela comunidade.

 

O evento é realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata e conta com diversos parceiros e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

 

Programação

Sexta-feira, dia 8

08h – Café da manhã do quilombo tradicional

09h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

12h – Almoço típico quilombola

14h – Rodada de Conversa

16h – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

17h – Visita a feira de artesanato e gastronomia local

19h – Jantar típico quilombola

20h – Noite cultural

 

Sábado, dia 9

08h – Café da manhã do quilombo tradicional

09h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

10h - Rodada de Conversa

12h – Almoço típico quilombola

14h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

15h30 – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

19h – Jantar típico quilombola

20h – Noite cultural

 

(Com informações da Ascom/Seden)

Comentários (0)