Gestão da Saúde de Nazaré nega fura-fila no município; prefeito reafirma investigação

Após denúncia de que houve vacinação irregular no município, a secretária de saúde de Nazaré garante: “não houve fura-fila”

Imagem ilustrativa.
Descrição: Imagem ilustrativa. Crédito: Antonio Lacerda/EFE

A secretária de Saúde do município de Nazaré, Rosely Rocha Santos, declarou nesta terça-feira, 30, que não houve imunização contra a Covid-19 de pessoas fora do grupo prioritário, negando uma denúncia feita ao prefeito Clayton Paulo Rodrigues (PTB), que investiga o caso.

Em entrevista concedida nesta terça-feira ao T1 Notícias, a secretária de saúde afirmou que o município “segue à risca o protocolo do Ministério da Saúde”. Já o prefeito afirma: “estamos organizando os procedimentos administrativos necessários para averiguar corretamente o ocorrido”.

A denúncia averiguada pelo prefeito é de que um casal que reside em Nazaré, composto por proprietários de uma academia, e uma assistente social, foram vacinados antes de integrantes do grupo prioritário definido no Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.

Sobre os proprietários da academia, Rosely declara: “os dois são profissionais de saúde. O protocolo vem para profissionais de saúde, tanto privado como público. O ministério da saúde manda as doses referentes aos idosos e profissionais de saúde. Não houve fura-fila”.

O argumento da secretária é o mesmo para o caso da assistente social, que “presta serviço também para a unidade de saúde”, conforme informações concedidas por Clayton. “Assistente social também se enquadra no protocolo do Ministério da Saúde, que é emitido para todos os municípios”, frisa Rosely.

“Todos os profissionais da saúde aqui do município foram os primeiros a serem vacinados, depois foram os do (setor) privado”, garante a secretária, que argumenta ainda que cada município recebe lotes de vacinas com a destinação já estabelecida. “A vacina vem específica, em lotes direcionados. Se ficarem profissionais sem vacinar, aí é que mandamos um ofício solicitando mais vacinas”, afirma.

Rosely aponta que há uma série de categorias profissionais consideradas como grupo prioritário pelo Ministério da Saúde, e que o município de Nazaré se orienta pelo Ofício Nº 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, assinado por Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato, Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações e por Laurício Monteiro Cruz, Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis.

“Se enquadram como profissionais da saúde educador físico, assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, balconista de farmácia, técnico de saúde bucal, dentista e outros”, argumentou Rosely.

A secretaria de Saúde do município disponibilizou os números atualizados de vacinação para a data de hoje, 30. O documento pode ser acessado neste link.

Comentários (0)