Com 100% da população urbana atendida com água tratada e mais de 80% com esgoto coletado e tratado em Palmas, e 35% de esgoto coletado e tratado em Araguaína, os dois maiores municípios do Tocantins foram reconhecidos como as cidades mais sustentáveis da Região Norte do Brasil. O ranking, elaborado pela Bright Cities, avalia a qualidade da gestão pública e a oferta de serviços urbanos em áreas essenciais como infraestrutura, meio ambiente e saneamento básico. A BRK, concessionária de saneamento, desempenhou papel fundamental para a conquista.
Das 336 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes avaliadas, Palmas e Araguaína se destacaram pela busca do crescimento sustentável. Araguaína, inclusive, foi a única cidade do interior da Região Norte a figurar entre as mais sustentáveis do país.
A diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, ressalta que o destaque na área de saneamento não é novidade para Palmas. “No início do ano, a capital tocantinense conquistou o primeiro lugar no ranking de saneamento básico da Região Norte, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)”.
Os investimentos da concessionária em Palmas e Araguaína ultrapassaram R$ 300 milhões nos últimos três anos, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população e contribuindo para o reconhecimento nacional. Um exemplo é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, em Araguaína, que venceu o Prêmio Melhores e Maiores Obras (PMMO) 2024.
A diretora de operações atribui o reconhecimento aos investimentos contínuos da concessionária. “Ao longo dos anos, diversos indicadores demonstram o compromisso entre a BRK, o poder municipal e estadual, visando a evolução da cidade rumo à universalização do saneamento básico”, afirma.
Infraestrutura de saneamento em Palmas e Araguaína
Atualmente, Palmas conta com três Estações de Tratamento de Água (ETA 006, ETA 007 e ETA 003), além de sistemas independentes nos distritos de Taquaruçu, Buritirana e Taquari. No que diz respeito ao esgoto, a capital possui três Estações de Tratamento: as ETEs Aureny e Santa Fé, localizadas na região sul, e a ETE Norte.
Em Araguaína, há duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): ETE Lontra e Vila Azul, que desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente da região. A ETE Lontra, em particular, tem capacidade para tratar 395 litros de esgoto por segundo e visa beneficiar mais de 190 mil moradores. Somente em 2024, o trabalho da BRK em Araguaína evitou que mais de 1 bilhão de litros de esgoto fossem despejados em rios da região.
Comentários (0)