Lajeado tem 1º óbito por covid; idosa era conhecida por manter tradição religiosa

Idosa de 92 anos é vítima da covid-19. A anciã era conhecida pela tradicional Reza da Vença que teve início no século passado pela sua bisavó e que era mantida até os dias de hoje

Crédito: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou na manhã desta segunda-feira, 17, o falecimento de Zélia Barbosa dos Santos, que ocorreu deste domingo, 16, por conta da infecção causada pelo coronavírus. Portanto, o município registrou o primeiro óbito por covid-19. 

 

Trata-se de uma idosa, popularmente conhecida por Dona Vença, tinha 92 anos e morava no Vão do Mutum, zona rural de Lajeado. A paciente foi internada no dia 08 de agosto, no Hospital Regional de Miracema e logo em seguida apresentou os sintomas do novo vírus. Na quinta-feira, 13, foi diagnosticada com coronavírus e no domingo, dia 16, veio a óbito . Segundo informações da família, a paciente apresentava outras comorbidades.

 

Ela deixa cinco filhos, 15 netos, 23 bisnetos e dois tataranetos.

 

O sepultamento foi realizado ontem no cemitério de Lajeado e não houve velório por conta das medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a última atualização do Boletim Epidemiológico, divulgado na sexta-feira, 14, o município já conta com 34 casos confirmados de coronavírus e 34 monitorados.

 

A prefeitura informa que a testagem para o coronavírus está acontecendo no município de acordo com as orientações da OMS e há testes disponíveis. O número de casos vem aumentando e solicitamos à população que cumpram com as medidas estabelecidas no decreto municipal a fim de conter a propagação do vírus.

 

Comentários (0)