Licitação do BRT recebe propostas de seis empresas; gestão busca dar celeridade

Das sete empresas inscritas no processo licitatório para construção do BRT em Palmas, seis efetivaram participação com lances. Cidade de Palmas busca dar celeridade ao processo para início das obras

Palmas divulga empresa com melhor proposta
Descrição: Palmas divulga empresa com melhor proposta Crédito: Foto: Secom Palmas

O processo licitatório para construção do Bus Rapid Transit Sul (BRT - Palmas Sul), aberto nesta quarta-feira, 13, com sessão de lances e classificação das propostas de preços teve sete empresas inscritas das quais, seis efetivamente participaram dos lances eletrônicos. A melhor classificada foi a Construtora Artec S/A, cujo lance foi de R$ 262,490 mi (duzentos e sessenta e dois milhões e quatrocentos e noventa mil reais).

 

O prefeito Carlos Amastha destacou que o BRT é uma obra de fundamental importância para a qualidade de vida e desenvolvimento da cidade. “Palmas precisa de um sistema de transporte de qualidade e eficiência que atenda as necessidades dos moradores. Estamos pensando a cidade a longo prazo. Palmas está em franco crescimento e esta obra  é fundamental inclusive para adensar a cidade”, disse Amastha.

 

Certame

Segundo a Secretaria de Finanças, esta foi a primeira etapa do certame. Agora, a empresa melhor classificada terá o prazo de três dias úteis para apresentar os documentos de habilitação e confirmar o lance eletrônico através de proposta escrita. “Daí o processo seguirá para a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte que procederá com o parecer sobre a qualificação técnica e realização da prova de conceito do sistema”, explicou o presidente da Comissão de Licitação, João Marciano.

 

Após esse trâmite na Smamtt, o processo volta para a Comissão de Licitação que declarará o vencedor e abrirá eletronicamente os prazos para recursos. “Caso a documentação ou sistema da empresa apresente algum problema, desclassificamos a empresa e chamamos a empresa subsequente, e assim sucessivamente. Vamos trabalhar para concluir o mais rápido possível”, complementou Marciano.

 

O titular da Smamtt, Christian Zini, explica que a gestão trabalha para concluir o processo o mais rápido possível e dar início as obras. “Seremos criteriosos ao analisar a proposta, de forma a garantir o melhor para Palmas, que a empresa que venha executar a obra seja de fato qualificada para tal”, ressalta Zini.

 

BRT em Palmas

O projeto de implantação do BRT na Capital foi desmembrado em duas partes: Palmas Centro e Palmas Sul, que consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente, circulando em faixa exclusiva e segregada, estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.

 

O corredor do BRT - Palmas Sul contará com 14,48 km de extensão, no trajeto da Avenida NS-15 (Avenida Parque), através do complexo esportivo da futura Vila Olímpica, sentido Avenida NS-10, até a ponte sobre o Ribeirão Taquarussu e, a partir daí, estendendo-se por toda a região Sul da cidade. O corredor contemplará os setores Bertaville, Jardim União Sul, Jardim Aureny III, Lago Sul, Jardim Janaína, Jardim Aeroporto, Jardim América I e II e Jardim Taquari, a outra extensão do corredor, também, contemplará o Jardim Aureny II e Taquaralto, partindo da Avenida G do Jardim Aureny III.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)