Lojas e residências de Palmas preparam decoração para concorrer a concurso

A divulgação dos vencedores será no dia 06 de janeiro de 2017 no Diário Oficial do Município, divulgado no website da Prefeitura (www.palmas.to.gov.br) e nos meios de Comunicação

Comercio se prepara para concurso na Capital
Descrição: Comercio se prepara para concurso na Capital Crédito: Foto: Secom/Palmas

Com período de inscrições iniciado na última segunda-feira, 19, o concurso Natal dos Sonhos – Decoração Casa e Comércio vai eleger a decoração mais ornamentada e que represente o espírito natalino. O certame premiará com isenção de até 100% do IPTU empreendimentos comerciais e industriais como também habitações coletivas e unifamiliares, localizados no perímetro urbano de Palmas. Apesar de algumas casas e comércios terem deixado para a última hora a instalação da decoração, as luzes e cores da época do “bom velhinho” já começam a encantar moradores e visitantes.

 

A aposentada Meire das Graças Giorni diz que todo ano decora a sua casa no dia 6 de dezembro, este ano estava um pouco desanimada, mas incentivada pela filha começou a decorar a casa na semana passada. “Eu tinha trauma de Natal, pois minha família era muito pobre quando criança e muitas vezes não tínhamos nem o que comer. Quando tive minhas filhas queria passar coisas boas a eles, então minha casa no Natal estava sempre decorada para receber a família e os amigos”, relatou.

 

Toda a decoração da casa da aposentada foi feita de materiais recicláveis, que ganharam formas e cores com sua criatividade. As duas árvores que ficam em frente à casa ganharam bolas de CDs encapados, estrelas de palito de churrasco e caixinhas descartáveis finalizam a decoração das árvores. O presépio foi feito com fios de telefone, enrolados de pisca-pisca. “O importante deste concurso não é ganhar, mas participar e ajudar a cidade a ficar mais bonita para o Natal”.

 

Para o presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, esse é um mecanismo para estimular o palmense a entrar no clima natalino. “Palmas já tem o melhor Natal da região Norte, e tem tudo para se tornar referência no Brasil. E neste ano, queremos que, assim como a Prefeitura tem investido na decoração das avenidas, a população e o comércio possam aderir à proposta”.

 

Inscrições 

O período de inscrição iniciou na última segunda-feira, 19, e vai até o dia 23 de dezembro de 2016, das 8h30 às 14h00, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), localizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Devido a problema no sistema, as inscrições não poderão ser feitas pelo site, conforme consta no edital.

 

As inscrições serão divididas por categorias: Residência, subdividida em Habilitação Coletiva ou Habilitação unifamiliar, e Comércio. Na categoria comercial/industrial ficam fora os centros comerciais, shopping center e similares, conforme estabelece a Lei nº 1398, de 1º de dezembro de 2005.

 

Só poderão participar as decorações externas, as decorações em áreas internas serão, portanto, desclassificadas para participação no concurso.  As premiações constarão de concessão de isenção total e parcial do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, relativo ao exercício fiscal do ano seguinte ao da realização do concurso, aos participantes classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, conforme especificado no edital, que pode ser conferido no link.

 

O material empregado na decoração ficará a cargo de cada participante com inteira liberdade de escolha. A decoração que não seguir as normas do edital será desclassificada. O responsável pelo imóvel será também encarregado pela segurança elétrica e estrutural dos ornamentos.

 

No ato da inscrição, os participantes deverão levar fotografias do imóvel que irá participar do certame, devendo permanecer com a decoração de Natal até o dia 06 de janeiro de 2017, data quando serão anunciados os vencedores.

 

Premiação 

As premiações para as duas categorias (residência e comercial/industrial) serão divididas entre 3 (três) regiões: Palmas Norte – compreende a área da Avenida LO-04, até o limite norte do perímetro urbano; Palmas Centro – compreende a área entre a Avenida LO-04, e o Ribeirão Taquaruçu; Palmas Sul – compreende a área entre o Ribeirão Taquaruçu e o limite sul do perímetro urbano.

 

Os primeiros, segundos e terceiros colocados nas categorias estabelecimento comercial/industrial e residencial, subcategoria habitação unifamiliar, terão desconto 100%, 50% e 30% no IPTU respectivamente. Já àqueles empreendimentos residenciais que se escreverem na subcategoria habitação coletiva (condomínios) serão premiados com desconto de 50%, 30% e 20% de desconto no IPTU.

 

Julgamento 

Uma comissão julgadora formada por nove representantes do poder público e da sociedade selecionará entre os 30 classificados, seis vencedores de cada região, totalizando 18, que atenderem aos critérios de criatividade e beleza, originalidade e inovação/identidade cultural, impacto visual da decoração diurna e noturna.

 

A divulgação dos vencedores será no dia 06 de janeiro de 2017 no Diário Oficial do Município, divulgado no website da Prefeitura (www.palmas.to.gov.br) e nos meios de Comunicação.

Comentários (0)