As gramas que foram recém-plantadas em várias rotatórias e canteiros da Capital estão sendo alvo da ação de vândalos. O fogo já consumiu cerca de 30 mil m² de grama da espécie esmeralda, em diversos pontos da cidade.
No Jardim Taquari, região Sul de Palmas, boa parte da grama plantada na rotatória e no canteiro da avenida principal foi consumida pelo fogo, atingindo cerca de oito mil metros quadrados da grama.
Outro local em que o cenário é bastante triste é a rotatória entre as quadras 1003 Sul e 1103 Sul, onde o fogo consumiu metade da rotatória. Do outro lado da rotatória é possível ver os vestígios de fogo que não chegou a consumir o restante da grama.
A ação dos vândalos também alcançou os canteiros das Avenidas L0-15 e Avenida LO-03 entre a Avenida NS-10 e T0-050, que também foram consumidos pelo fogo cerca de 7.500 m² de grama.
No Terminal Rodoviário de Palmas, uma área verde de aproximadamente seis mil metros quadrados, está destruída. Na Avenida Industrial, próximo a quadra 1.112 sul, foram queimados cerca de três mil metros quadrados de grama esmeralda.
De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Herbet Veras, o que chama atenção nesses atos de vandalismo é que foram queimadas as gramas dos canteiros e rotatórias que foram recém-plantados. “Percebemos que são ações direcionadas para as áreas que foram plantadas recentemente, é como se fosse atos já planejados e não ações da natureza”, disse. Ainda de acordo com Veras, as gramas que estão amareladas devido à estiagem, se recompõem durante o período chuvoso, o que quer dizer que não estão mortas, mas sim no período de hibernação.
Medidas
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos está realizando a cobertura dessas gramas que foram queimadas. “Nós faremos a cobertura com terra preta para que essa grama não morra, caso o fogo não tenha atingindo a sua raiz”, ressaltou Herbet Veras.
Ainda de acordo com o superintendente, várias medidas serão adotadas pela Prefeitura para inibir esse tipo de vandalismo. “Vamos fazer um boletim de ocorrência na Delegacia do Meio Ambiente, e teremos o apoio da Guarda Metropolitana no que tange a proteção do patrimônio publico”, informou.
A Seisp pede o apoio da população para que denuncie caso presencie atos de vandalismo. A Guarda Metropolitana pode ser acionada pelo 153.
(Com informações da Secom Palmas)
Comentários (0)