Manifestação questiona atraso na construção do novo hospital de Gurupi

Apesar do governo do Estado já ter feito o lançamento da pedra fundamental, nenhum tijolo do Hospital Regional de Gurupi foi assentado, nem canteiro de obras foi instalado....

Projeto não saiu do papel
Descrição: Projeto não saiu do papel Crédito: ATN

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET promoverá nesta segunda-feira, 17, uma caminhada em defesa do Hospital Regional de Gurupi. O protesto é contra o atraso na construção do novo hospital.

Apesar do governo do Estado já ter feito o lançamento da pedra fundamental, nenhum tijolo do Hospital Regional de Gurupi foi assentado, nem canteiro de obras foi instalado. Depois de pronta a população de 27 municípios da região Sul do Estado seria beneficiada.

“São mais de R$ 41 milhões parados e 240 mil pessoas prejudicadas e sem atendimento médico pelo atraso do governo do Estado em construir o hospital que promete ter UTIs e 240 leitos. É um absurdo!”, disse o presidente do Seet, Ismael Sabino da Luz, acrescentando que os recursos já se encontram depositados na Caixa Econômica Federal.

O projeto de construção do Hospital Regional de Gurupi prevê 200 leitos de internação, 40 leitos de UTI – sendo 10 leitos de UTI Pediátrico e 30 leitos adultos, centro cirúrgico com sete salas, pronto socorro ampliado, e ambulatório com “hospital dia” para realização de pequenos procedimentos que necessitam de curtos períodos de internação.

“O protesto quer cobrar agilidade. Não dá mais pra esperar. Contamos com todos nas ruas para que a região sul tenha um atendimento digno à saúde!”, defendeu.


Sesau nega atraso

Por meio de nota a A Secretaria Estadual da Saúde – Sesau negou que haja atraso nas obras. Confira:

A Secretaria Estadual da Saúde – Sesau esclarece que não existe atraso nas obras do HRG – Hospital Geral de Gurupi, e que as obras seguem o cronograma estabelecido. Atualmente a obra encontra-se na etapa de terraplanagem e a empresa responsável está realizando o serviço, porém devido às chuvas está havendo dificuldades para concluir esta etapa, mas a obra não está parada.

A Sesau ainda explica que para dar continuidade ao serviço de terraplanagem o solo precisa estar totalmente seco e, como tem chovido muitos dias, não tem dado tempo para o solo estar apto a receber as máquinas.
A Secretaria reitera seu compromisso com a população de Gurupi e região e reafirma que tudo está transcorrendo dentro da normalidade.

Quando pronto, o hospital contará com 200 leitos de internação, 30 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, sete salas cirúrgicas e demais dependências necessárias para o funcionamento da unidade hospitalar. Nesta primeira etapa da obra, serão aproximadamente 12 mil m² de área construída, distribuídos em pronto socorro, ambulatório e bloco administrativo, com 38 leitos de pronto socorro para adultos e seis infantis para atendimentos de baixa complexidade, 10 leitos destinados a pacientes que necessitem de cuidados de urgência e emergência. Além disso, contará com seis consultórios, sendo um específico para o atendimento psiquiátrico e ainda duas salas para a realização de procedimentos especiais invasivos, três centros cirúrgicos ambulatoriais, salas de sutura, curativo, gesso, imunização, inalação e 12 leitos de observação.

Comentários (0)